10 SEMESTRE 2018- Disciplina - graduação
Introdução aos Estudos da Educação
(Cronograma da disciplina optativa ver cronograma seguinte)
DEPARTAMENTO
DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
10
SEMESTRE 2019- Disciplina -
Introdução aos Estudos da Educação
RESPONSÁVEIS - PROFAS. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON e MIRTES
MARINS DE OLIVEIRA
Título da disciplina –
O processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de cultura.
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo
apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar
sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve
discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua
importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as instituições
de socialização informal (família) e formal (escola), e considerando suas
especificidades, discutiremos os alcances e limites da socialização em museus,
como educação informal e complementar às anteriores. Por fim, analisando a
particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo
a partir de uma perspectiva das diferenças e desigualdades culturais entre os
grupos sociais.
Cronograma de Aulas e Leituras
1) 20 de fevereiro
Apresentações
– distribuição do programa de curso
2) 27 de fevereiro
BOURDIEU,
Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1980, pp.16-20.
3) 13 de março
BOURDIEU, Pierre. Os três estados
do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos
de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.
4) 20 de março
BOURDIEU, Pierre. Os três estados
do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos
de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.
5) 27 de março
SETTON, Maria da Graça - As
práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização
e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume, 2012.
6) 03 de abril
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços
educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Visitação a museus - MASP
Turma da Manha - encontro as
10:30 da manha na Av. Paulista.
Bibliografia
Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt, M. Panorama das
ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1, setembro, 2012.
7) 10 de abril
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços
educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira
8) 24 de abril
BOURDIEU,
Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor
pela arte - os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo, ZOUK,
2003.
Visitação a museus - Fundação
Ema Klabin –
Turma da Manha - encontro as
10:30 da manha na Av. Europa.
9) 08 de maio
OLIVEIRA,
Mirtes Marins. Mostrar, narrar,
vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.
Visitação a Museus - Museu do
Futebol -
Turma da Manha - encontro as
10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.
Bibliografia Complementar
FRÓIS,
João Pedro. Os museus de arte e a educação - discursos e práticas contemporâneas.
in Projetos e Experiências/ Museologia, n/2, 2008.
01 de maio não haverá aula
10) 15 de maio
OLIVEIRA,
Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender
e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.
VALENTE
M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos
desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos,
Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).
Visitação Ainda a Contatar
Turma da Manha - encontro as
10:30
11) 22 de maio
VALENTE
M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos
desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos,
Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).
Fechamento
das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira e Graça
Setton
12) 29 de maio - Entrega dos fichamentos para a avaliação
Palestra - Professora Lilian Schwarcz - FFLCH-USP
13)05 de junho
Entrega
dos fichamentos e fechamento curso.
14) 12 de junho
entrega dos fichamentos
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do
curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala de aula, visitação
aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 4 textos lidos e
discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para
garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma
leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas
sugestões.
1 –
Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê
um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal
ali anunciada.
3 –
Faça uma síntese contendo.
a)
os objetivos do texto
b)
o argumento do autor e
c)
a sua conclusão
OBS: No
início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais
precisas.
DEPARTAMENTO
DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
10 SEMESTRE 2019-
Disciplina - Construindo
um Projeto de Pesquisa
RESPONSÁVEIS - PROFAS.
DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON e MIRTES MARINS DE OLIVEIRA
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo
apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar
sociologicamente a construção de um projeto de pesquisa no nível de uma
Iniciação Científica. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a
especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na
formação do educador. Logo em seguida, iremos fazer uso de um texto sobre o
processo de construção de um objeto de pesquisa, destacando aspectos
importantes que precisam ser incorporados no sentido de construir uma
disposição intelectual, científica e acadêmica entre os alunos. Por fim, serão
realizadas uma série de palestras sobre trajetórias de pesquisadores e seus
percursos intelectuais com a intenção de discutir a variedade de temas,
abordagens e teorias que mobilizam as investigações na área da sociologia da
educação .
Cronograma de Aulas e
Leituras
1) 14 de março
Apresentações
– distribuição do programa de curso
2) 21 de março
BOURDIEU,
Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1980, pp.16-20.
3) 28 de março
BOURDIEU,
Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1980, pp.16-20.
4) 04 de abril
BOURDIEU, Pierre. Introdução a
uma sociologia reflexiva. in O Poder
Simbólico. Ed Difel, Bertrand, Rio de Janeiro e Lisboa, 1989. (pags. 23 a
34)
5) 11 de abril
BOURDIEU, Pierre. Introdução a
uma sociologia reflexiva. in O Poder
Simbólico. Ed Difel, Bertrand, Rio de Janeiro e Lisboa, 1989. (pags. 34 a
44)
6) 25 de abril
BOURDIEU, Pierre. Introdução a
uma sociologia reflexiva. in O Poder
Simbólico. Ed Difel, Bertrand, Rio de Janeiro e Lisboa, 1989. (pags.44 a
58)
7) 09 de maio
SOUZA
MARTINS, Heloisa Helena. Metodologia qualitativa de pesquisa. in Revista Educação e Pesquisa. Faculdade
de Educação da USP, vol. 30, maio/ago, 2004.
8) 16 de maio
Palestra/
Oficina Construção de Texto Acadêmico
Professor
Elio Carlos Ricardo - FE-USP
9) 23 de maio
Palestra/
Sociologia da Infância
Professora
Maria Letícia Nascimento - FE-USP
10) 30 de maio
Palestra/
Sociologia de Gênero
Professora
Claudia Pereira Vianna - FE-USP
11) 06 de junho
Palestra
/ Sociologia e História Cultural
Professora
Maria Ângela Borges Salvadori - FE-USP
12)13 de junho
Palestra
/ Sociologia Educação Especial
Professora
Rosângela Prieto - FE-USP
13) 20 de junho
Fechamento
do Curso
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do
curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala de aula,
leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 2 textos lidos e discutidos em
sala de aula, esboço de um projeto.
Roteiro de Leitura
Para
garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma
leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 –
Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê
um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal
ali anunciada.
3 –
Faça uma síntese contendo.
a)
os objetivos do texto
b)
o argumento do autor e
c)
a sua conclusão
OBS: No
início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais
precisas.
Trajetória acadêmica e percurso
intelectual - fevereiro de 2019
Pistas para a construção do projeto
Tema
a)
O tema do projeto
tem relevância acadêmica e social?
b)
O tema do projeto
relaciona-se à trajetória escolar pregressa e experiência social ou
profissional do/a autor/a?
Objetivos
a)
Os objetivos do projeto estão claros
b)
Os objetivos da investigação são exequíveis e capazes de sustentar uma
dissertação de mestrado ou tese de doutorado
Sujeitos da pesquisa
a)
o projeto apresenta seus sujeitos de pesquisa de forma clara
Problema/objeto
a)
O projeto formula
uma pergunta ou problema claro
b)
Quais as suas
sugestões para melhorar a formulação do problema/objeto do pré-projeto?
Hipótese e ou Tese
a)
o projeto possui uma hipótese ou uma tese bem formulada
Fundamentação
a) O projeto estabelece
diálogo com a literatura pertinente a seu campo de conhecimento?
b) Indique referências
bibliográficas fundamentais para melhorar o projeto.
Metodologia e procedimentos
a)
O projeto
explicita e justifica a metodologia ou os procedimentos para coleta e análise
de dados?
b)
A metodologia
ou os procedimentos são adequados ao objeto?
c)
Quais as suas
sugestões para melhorar a proposta metodológica do pré-projeto?
Ética
a) Quando pertinente, o/a
autor/a revela preocupação com as implicações éticas da pesquisa proposta?
b) Quais as suas sugestões
para que o projeto contemple normas éticas?
Título
a) o projeto tem um título
que expressa o que será investigado
Resumo
a) apresenta objetivos
b) pressupostos/hipóteses
c) metodologia
Palavras chaves
a) expressam as principais
noções da discussão
20 SEMESTRE 2018- Disciplina - graduação
Introdução aos Estudos da Educação
2) 22 de agosto
Avaliação
20 SEMESTRE 2018- Disciplina - Pós Graduação
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON
Avaliação
1o Semestre 2018 - Não há oferecimento de disciplinas
Introdução aos Estudos da Educação
Título da disciplina –
O processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de cultura.
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo
apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar
sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve
discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua
importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as
instituições de socialização informal (família) e formal (escola), e
considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e limites da
socialização em museus, como educação informal e complementar às anteriores.
Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade,
contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva das diferenças e
desigualdades culturais entre os grupos sociais.
Cronograma de Aulas e Leituras
1) 08 de agosto
Apresentações
– distribuição do programa de curso
15 de agosto
Não haverá aula
2) 22 de agosto
BOURDIEU,
Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1980, pp.16-20.
3) 29 de agosto
BOURDIEU, Pierre. Os três estados
do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos
de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.
05 de setembro - não
haverá aula - Semana da Pátria
4)12 de setembro
BOURDIEU, Pierre. Os três estados
do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos
de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.
5) 19 de setembro
SETTON, Maria da Graça - As
práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização
e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume, 2012.
Projeção de vídeo
6) 26 de setembro
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços
educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Visitação a museus - MASP
Turma da Manha - encontro as
10:30 da manha na Av. Paulista.
Bibliografia
Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt, M. Panorama das
ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1, setembro, 2012.
7) 03 de outubro
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços
educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira
Semana do dia 11 de outubro não haverá aula
8) 17 de outubro
BOURDIEU,
Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor
pela arte - os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo, ZOUK,
2003.
Visitação a museus - Fundação
Ema Klabin –
Turma da Manha - encontro as
10:30 da manha na Av. Europa.
9) 24 de outubro -
OLIVEIRA,
Mirtes Marins. Mostrar, narrar,
vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.
Visitação a Museus - Museu do
Futebol -
Turma da Manha - encontro as
10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.
Bibliografia Complementar
FRÓIS,
João Pedro. Os museus de arte e a educação - discursos e práticas contemporâneas.
in Projetos e Experiências/ Museologia, n/2, 2008.
10) 31 de novembro
OLIVEIRA,
Mirtes Marins. Mostrar, narrar,
vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.
VALENTE
M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos
desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos,
Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).
Visitação Museu de Arqueologia
e Etnologia da USP -
Turma da Manha - encontro as
10:30
11) 07 de novembro
VALENTE
M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos
desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos,
Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).
Fechamento
das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira e Graça
Setton
12) 14 de novembro - Entrega dos fichamentos para a avaliação
Palestra - Professora Cecília Machado
13)21 de novembro
Entrega
dos fichamentos e fechamento curso.
14) 28 de novembro
entrega dos fichamentos
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do
curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala de aula, visitação
aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 4 textos lidos e
discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para
garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma
leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas
sugestões.
1 –
Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê
um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal
ali anunciada.
3 –
Faça uma síntese contendo.
a)
os objetivos do texto
b)
o argumento do autor e
c)
a sua conclusão
OBS: No
início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais
precisas.
20 SEMESTRE 2018- Disciplina - Pós Graduação
Disciplina - Pensadores Clássicos e Contemporâneos nas Ciências Humanas: contribuições no campo da Educação - leituras sobre as elites
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON
Ementa - O objetivo do curso e apresentar, discutir e analisar um
conjunto de artigos sobre as elites brasileiras, no período de 1998 a 2017. A
intenção é oferecer um conhecimento acerca do debate teórico e metodológico de
pesquisas que tem este tema como foco. Dividido em 6 categorias apreciativas,
as elites brasileiras serão objeto de discussão com o intuito de fomentar
pesquisas no campo da educação.
1-Dia 06 de agosto
Apresentação do Curso
2-Dia 07 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Teoria e Metodologia
3-Dia 08 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Teoria e Metodologia
4-Dia 09 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Trama Simbólica
5-Dia 10 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Trama Simbólica
Palestra Professor Celso Ferreti
6-Dia 13 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Intelectuais
7-Dia 14 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Intelectuais
Dia 15 de agosto
Não haverá aula
8-Dia 16 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Parlamentares
9-Dia 17 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Empresariais
Palestra Professor
Silvio Caccia Bava - Editor Chefe Le Monde Diplomatique
10-Dia 20 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Empresariais
11- Dia 21 de agosto
SETTON, Maria da Graça J. Estudos sobre as elite: uma leitura da
produção em periódicos - 1998-2017 (no prelo).
12 - Dia 22 de agosto
Fechamento curso
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do
curso na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação e frequência nas aula.
Entrega do trabalho 30 de setembro de 2018.
Bibliografia a ser lida
durante o curso (todas estão disponíveis na internet)
Acesse aqui os links da bibliografia
Acesse aqui os links da bibliografia
ASPECTOS TEÓRICOS
|
Total 20
|
||
Periódico
|
ano
|
título
|
autor
|
1-Dados
- Rio de Janeiro
|
2015
|
Trajetórias
de Multinotabilidades: reconfigurações históricas e condicionantes sociais
das inscrições políticas e culturais de parlamentares brasileiros
|
Eliana
Reis & Igor Grill
|
2-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2007
|
Elites
e historiografia: questões teóricas e metodológicas
|
Luis
Domingues Costa & Julio Cesar Gouvêa
|
3-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2008
|
Apresentação: Por um retorno à
Sociologia das Elites - Dossiê Elites Políticas
|
Renato
Perissinotto & Adriano Codato
|
4-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2008
|
Prosopografia
a partir da web: avaliando e mensurando as fontes para o estudo das elites
|
Sergio
Soares Braga & Maria Alejandra Nicolás
|
5-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2009
|
Marxismo
e elitismo: dois modelos antagônicos de análise social?
|
Adriano
Codato & Renato Perissinotto
|
6-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2011
|
Elites
políticas regionais: contornos teórico-metodológicos para identificação de
grupos políticos
|
Milton
Cordeiro Farias Filho
|
7-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2011
|
Texto
fundamental prosopografia
|
Lawrence
Stone
|
8-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2011
|
Duas
Faces do Poder
|
Peter
Bachrach & Morton Baratz
|
9-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2014
|
Apresentação do Dossiê "Elites em
diferentes escalas: teoria e metodologia no estudo dos grupos
dirigentes
|
Renato
Perissinotto & Lucas Massimo
|
10-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2014
|
Sociología
política de las elites. Apuntes sobre su abordaje a través de entrevistas
|
Mariana
Gené
|
11-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
Apresentação Dossiê Elites, no plural
|
Ana
Paula Hey
|
12-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
As
elites na Suíça: ascensão e declínio de um modelo de coordenação das elites
|
Felix Bühlmann & Marion
Beetschen & Thomas David & Stéphanie Ginalski & André Mach
|
13-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
Elites
no Reino Unido: novas abordagens para divisões de classe contemporâneas
|
Ana Paula Hey & Anna
Grimaldi-Cristensen & Mike Savage
|
14-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
Espaço
social e redes: contribuições metodológicas à sociologia das elites
|
Elisa
Klüger
|
15-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
Estudos
de elites políticas e as bases das multinotabilidades no Brasil
|
Eliana
Reis & Igor Grill
|
16-Revista
Brasileira de Ciência Política
|
2009
|
Classe
social elite política e elite de classe por uma análise societalista da
política
|
Renato
Perissinotto e Adriano Codato
|
17-Revista
Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
|
2011
|
Dossiê Elites: recursos e legitimação
|
Mario
Grynszpan Igor Gastal Grill
|
18-Revista
de Pós Graduação Tomo - Aracaju
|
2008
|
Dossiê Sociologia do Poder e das Elites
|
Ernesto
Seidl
|
19-Revista
Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
|
2011
|
Um capital político multiplicado no trabalho
genealógico
|
Letícia Bicalho Canêdo
|
20-Revista
Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
|
2011
|
Memórias da elite: arquivos, instituições e projetos
memoriais
|
Luciana Quillet Heymann
|
ELITES INTELECTUAIS
|
TOTAL 23
|
||
Periódico
|
ano
|
título
|
autor
|
1-Acervo
-Rio de Janeiro
|
2017
|
Família,
estratégias e redes de poder em Minas Gerais
|
Maria
Fernanda Martins
|
2-Horizonte
Antropológico - Rio de Janeiro
|
2009
|
Caminhos
que levam a Roma: recursos culturais e redefinições da excelência religiosa
|
Ernesto
Seidl
|
3-Lua
Nova - São Paulo
|
2015
|
Elites
locais de ciência e tecnologia no Brasil: o caso do Parqtec de São Carlos
(SP)
|
Thales
Novaes de Andrade & Maurílio de Jesus Silva Filho
|
4-Cadernos
de Pesquisa - São Paulo
|
2012
|
O
papel da Igreja na educação escolar masculina na década de 1950
|
Miriam
Waidenfeld Chaves
|
5-Cadernos
de Pesquisa - São Paulo
|
2014
|
Regulación
del trabajo de los profesores de la elite
|
Sandra
Ziegler
|
6-Educação
e Sociedade - Campinas
|
2003
|
Elites
acadêmicas e escolarização dos filhos
|
Zaia
Brandão & Isabel Lellis
|
7-Educação
e Sociedade - Campinas
|
2011
|
Processos
de Produção das elites escolares
|
Zaia
Brandão & Cynthia Paes de Carvalho
|
8-Tempo
Social - São Paulo
|
2008
|
Educação
diferenciada e trajetórias profissionais femininas
|
Graziela
Perosa
|
9-Tempo
Social - São Paulo
|
2015
|
Acesso
a posições de poder pela elite estancieira gaúcha: trajetórias sociais e
investimentos escolares
|
Marcos
Botton Piccin
|
10-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
Elites
acadêmicas - as ciências sociais na Academia Brasileira de Ciências
|
Ana
Paula Hey & Lidiane Soares Rodrigues
|
11-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
Uma
elite pouco (re) conhecida - o episcopado brasileiro
|
Ernesto
Seidl
|
12-Pro-Posições
- Campinas
|
2015
|
Introducción
Dossiê Elites y sectores medios- fronteras morales y desigualdad educativa
|
Sandra
Ziegler
|
13-Pro-Posições
- Campinas
|
2015
|
La
formación moral de los jóvenes de elite en circuitos de educación privada en
Buenos Aires
|
Sebastian
Fuentes
|
14-Pro-Posições
- Campinas
|
2015
|
Educar
la moral del pobre: fronteras simbólicas y gobierno de los pobres por parte
de la elite económica católica de Santiago de Chile
|
Sofía
Bowen Silva
|
15-Pro-Posições
- Campinas
|
2015
|
Socailización
y formación de las élites políticas argentinas: itinerarios universitarios y
aprendizajes
|
María
Virginia Mellado
|
16-Pro-Posições
- Campinas
|
2015
|
Lenguajes,
retóricas y repertorios de egresados de un colegio público "de
elite"
|
Alicia
Méndez
|
17-Pro-Posições
- Campinas
|
2015
|
O
espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
|
Graziela
Perosa & Frédéric Lebaron & Cristiane da Silva Leite
|
18-Pro-Posições
- Campinas
|
2015
|
"Ser
sencillo, ser buena persona": classificaciones morales y procesos de
distinción en las experiencias educativas de la "classe alta"
argentina
|
Victoria
Gessaghi
|
19-Revista
Brasileira de Educação
|
2014
|
Favorecimento
econômico e excelência escolar
|
Maria
Alice Nogueira
|
20-Revista
Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
|
2011
|
|
Ernesto
Seidl, Wheriston Neris
|
21-Revista
Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
|
2011
|
Titulação escolar , mercado e capital social na
hierarquização escolar: as relações entre a obtenção do título de doutor em
sociologia e o ingresso na carreira
|
Odaci Luiz Coradini
|
22-Revista
Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
|
2008
|
Elites jornalísticas, recursos políticos e atuação
profissional no Rio Grande do Sul
|
Fernanda Rios Pretarca
|
23-Revista
Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
|
2008
|
Internacionalização e legitimação da formação
acadêmica em administração no Brasil nas décadas de 1990 e 2000
|
Fabiano Engelmann
|
ELITES PARLAMENTARES
|
TOTAL 25
|
||
Periódico
|
ano
|
título
|
autor
|
1-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2011
|
Coesão
e disciplina partidária no Senado Federal
|
Pedro
Robson Pereira Neiva
|
2-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2012
|
Mudança
de fronteira étnicas e participação política de descendentes de imigrantes em
São Paulo
|
Oswaldo
Truzzi & Maria Teresa Miceli Kerbauy & Agnaldo de Souza Barbosa
|
3-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2014
|
Perfil
profissional e distribuição regional dos senadores brasileiros em dois
séculos de história
|
Pedro
Neiva & Mauricio Izumi
|
4-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2014
|
Os
senadores empresários: recrutamento carreira e partidos políticos dos
empresários do senado brasileiro 1986-2010
|
Paulo
Roberto Neves Costa & Luis Domingos Costa & Wellington Nunes
|
5-Revista
de Sociologia e Política - Curitiba
|
2007
|
Engajamento
associativo-sindical e recrutamento de elites políticas: tendências recentes
no Brasil
|
Odaci
Luis Coradini
|
6
-Revista de Sociologia e Política - Curitiba
|
2008
|
Engajamento
político, competência técnica e elites dirigentes do movimento ambientalista
|
Wilsom
José Ferreira de Oliveira
|
7-Revista
de Sociologia e Política - Curitiba
|
2008
|
Processos,
condicionantes e bases sociais da especialização política no Rio Grande do
Sul e Maranhão
|
Igor
Grill
|
8-Revista
de Sociologia e Política - Curitiba
|
2008
|
A
elite parlamentar brasileira: um recorte sociocultural
|
Débora
Messenberg
|
9-Revista
de Sociologia e Política - Curitiba
|
2012
|
Os
"doutores" da federação: formação acadêmica dos senadores
brasileiros e variáveis associadas
|
Pedro
Neiva & Maurício Izumi
|
10-Revista
de Sociologia e Política - Curitiba
|
2014
|
Em
nome da coesão: parlamentares e comissionados nas executivas nacionais dos brasileiros
|
Pedro
Floriano Ribeiro
|
11-Revista
de Sociologia e Política - Curitiba
|
2016
|
O
Estado brasileiro contemporâneo: liberalização econômica, política e
sociedade nos governos FHC e Lula
|
Brasílio Sallun jr &
Jefferson Goulart
|
12-Cadernos
Pagu - Campinas
|
2014
|
Um
tipo diferente de diferença na elite política: perfis políticos e inserções
culturais de parlamentares
|
Eliana Reis
|
13-Colômbia
Internacional
|
2016
|
A
elite parlamentar brasileira de 1995 a 2010: até que ponto vai a
popularização da classe política?
|
Sergio
Simoni Junior & Rafael Moreira Dardaque & Lucas Malta Mingardi
|
14-Sociedade
e Estado - Brasília
|
2006
|
A
questão social, o trabalho e o Estado: visões das elites parlamentares
brasileiras
|
Sonia
Ranincheski
|
15-Sociedade
e Estado - Brasília
|
2011
|
Representação
política e de interesses: bases associativas dos deputados federais de
1999-2007
|
Odaci
Coradini
|
16-Sociedade
e Estado - Brasília
|
2012
|
Cargos
e funções públicas e candidaturas eleitorais
|
Odaci
Coradini
|
17-Revista
Economia Política - São Paulo
|
2015
|
A
reação da elite política incumbente na abertura democrática brasileira
|
Raphael
Bruce & Rudi Rocha
|
18-Revista
Economia Política - São Paulo
|
2015
|
Estado
Novo no Brasil: um estudo da dinâmica das elites políticas regionais em contexto
autoritário
|
Adriano
Codato
|
19-Lua
Nova - São Paulo
|
1996
|
O
encaminhamento político das reformas estruturais
|
Juan
Carlos Torre
|
20-Opinião
Pública - Campinas
|
2013
|
Deputados
estaduais e democracia: valores políticos das elites parlamentares paulista e
paraense
|
Riberti
de Almeida Felisbino & Maria Teresa Miceli Kerbauy
|
21-Opinião
Pública - Campinas
|
2017
|
Uma
tipologia do recrutamento partidário
|
Paulo
Peres & Amanda Machado
|
22-Tempo
Social - São Paulo
|
2017
|
Posições
sociais de origem e recrutamento político: um estudo dos senadores
brasileiros
|
Adriano
Codato & Lucas Massimo & Luis Domingos Costa
|
23-Revista
Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
|
2008
|
Politização
de interesses através de frentes parlamentares
|
Odaci
Coradini
|
24-Revista
Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
|
2008a
|
Elites
dirigentes, engajamento político e retribuições do militantismo ambientalista
|
Wilson
Ferreira de Oliveira
|
25-Revista
Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
|
2008
|
Letrados e votados:lógicas cruzadas do engajamento
político no Brasil
|
Eliana Tavares dos Reis &
Igor
Gastal Grill
|
ELITES EMPRESARIAIS
|
TOTAL 25
|
||
Periódico
|
ano
|
título
|
autor
|
1-Lua
Nova - São Paulo
|
1998
|
O
novo enfoque do Banco Mundial sobre o estado
|
Valeriano
Ferreira Costa
|
2-Opinião
Pública- Campinas
|
2008
|
Elite
empresarial: recrutamento e valores políticos (Paraná, 1995-2005)
|
Paulo
Roberto Neves Costa & Icaro Engler
|
3-Opinião
Pública- Campinas
|
2012
|
A
elite empresarial e as instituições democráticas: cultura política, confiança
e padrões de ação política
|
Paulo
Roberto Neves Costa
|
4-Dados
- Rio de Janeiro
|
2010
|
A
crise financeira, guerra cultural e as transformações do espaço econômico
brasileiro em 2009
|
Roberto
Grün
|
5-Tempo
Social - São Paulo
|
2009
|
Financeirização
de esquerda? frutos no Brasil do século XXI
|
Roberto
Grün
|
6-Sociologias
- Porto Alegre
|
2014
|
Mobilidade
e estrutura de classes no Brasil contemporâneo
|
Carlos
Antonio Costa Ribeiro
|
7-Revista
de Economia Política - São Paulo
|
2014
|
Elites
estatais e industrialização: ensaio de comparação entre Brasil, Argentina e
México (1920-1970)
|
Renato
Perissinotto & Paulo Roberto Neves Costa & Wellington Nunes &
Angela Ilha
|
8-Economia
e Sociedade - Campinas
|
2015
|
Elites
modernas na transição para a periferia do capitalismo periférico
|
Marcelo
Godoy & Lidiany Barbosa & Daniel Diniz Barbosa
|
9-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2000
|
A
busca de um novo modelo econômico: padrões alternativos de articulação
público-privado
|
Eli
Diniz
|
10-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2002
|
Clivagens
ideológicas e empresas privadas nos investimentos públicos urbanos - São
Paulo 1978-1998
|
Eduardo
César Marques & Renata Mirandola Bichir
|
11-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2007
|
Empresariado,
instituições democráticas e reforma política
|
Paulo
Roberto Neves Costa
|
12-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2007
|
O empresariado como ator
político no Brasil: balanço da literatura e agenda de pesquisa
|
Wagner
Mancuso
|
13-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2013
|
Globalización,
cambios en la estructura de poder y nuevas elites empresariales: una mirada
comparada de Uruguai
|
Miguel
Serna
|
14-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2012
|
Recrutamento,
valores e padrões de ação política da elite empresarial
|
Paulo
Roberto Neves Costa
|
15-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2014
|
Elite
empresarial e elite econômica: o estudo dos empresários
|
Paulo
Roberto Neves Costa
|
16-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2014
|
O
conceito de Estado desenvolvimentista e sua utilidade para os casos
brasileiro e argentino
|
Renato
Perissinotto
|
17-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2016
|
Uma
estratégia nacional de desenvolvimento no Brasil dos anos 1990
|
Wellington
Nunes
|
18-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2003
|
Atores
e ações na construção da governança corporativa brasileira
|
Roberto
Grün
|
19-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2005
|
Empresariado,
regime político e democracia : Brasil, anos 1990
|
Paulo
Roberto Neves Costa
|
20-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2007
|
Brazilian foreign affairs:
social capital and the democratic discourse in South America
|
Rafael
Duarte Villa
|
21-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2010
|
Sociedade
e economia do agronegócio no Brasil
|
Beatriz
Heredia Moacir Palmeira Sérgio Pereira Leite
|
22-Revista
Brasileira de Ciências Sociais
|
2011
|
Elites
ou lobbies: quem formula as políticas públicas brasileiras
|
Celina
Souza
|
23-Revista
Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
|
2011
|
As
disputas e convergências das elites brasileiras diante da crise financeira.
de
2009: consequências empíricas e analíticas
|
Roberto
Grün
|
24-Nova
Economia - Belo Horizonte
|
2016
|
Economic mainstream and
power: a profile analysis of Central Bank directors during PSDB and PT
governments in Brasil
|
Adriano Codato & al
|
25-
Estudos de Sociologia - Araraquara
|
2017
|
Realidade
e desejo: as trajetórias formativas e profissionais de um grupo de elite no
mundo das finanças.
|
Thais
Joi Martins & Julio Cesar Donadone
|
ELITES JURÍDICAS
|
TOTAL 3
|
||
Periódico
|
ano
|
título
|
autor
|
1-Dados
- Rio de Janeiro
|
2012
|
Globalização
e Poder de Estado: circulação internacional de elites e hierarquias do campo
jurídico brasileiro
|
Fabiano
Engelmann
|
2-Revista
de Sociologia Política - Curitiba
|
2014
|
As
elites da Justiça: instituições, profissões e poder na política da justiça
brasileira
|
Frederico
de Almeida
|
3-Lua
Nova - São Paulo
|
2016
|
Os
juristas e a política no Brasil: permanências e reposicionamentos
|
Frederico
de Almeida
|
1o Semestre 2018 - Não há oferecimento de disciplinas
20
SEMESTRE 2017- Disciplina -
Introdução aos Estudos da Educação
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON
Título da disciplina – O processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de
cultura.
Objetivos da
disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos
que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo.
Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência
sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em
seguida, dando destaque as instituições de socialização informal (família) e formal
(escola), e considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e
limites da socialização em museus, como educação informal e complementar às
anteriores. Por fim, analisando a particularidade da socialização na
atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva das
diferenças e desigualdades culturais entre os grupos sociais.
Cronograma de Aulas e Leituras
1) 02 de agosto
Apresentações – distribuição do programa de curso
2) 09 de agosto
não haverá aula
2) 16 de agosto
BOURDIEU,
Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1980, pp.16-20.
3) 23 de
agosto
BOURDIEU,
Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA,
Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos
de Educação, Ed. Vozes, 1998.
4) 30 de agosto
BOURDIEU,
Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA,
Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos
de Educação, Ed. Vozes, 1998.
06
de setembro - não haverá aula - Semana da Pátria
5)13
de setembro
SETTON, Maria da
Graça - As práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume,
2012.
Projeção de vídeo
6) 20 de setembro
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os
museus como espaços educativos, in Revista
Educação e Sociedade (no prelo),
2017.
Visitação a
museus - MASP
Turma da
Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.
Bibliografia
Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt,
M. Panorama das ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1,
setembro, 2012.
7)Dia
23 de setembro - sábado -
Teatro Sesi - Av Paulista - Assistência
Peça A visita da velha senhora - Com Denise Fraga - 20 hs.
8) 27 de setembro –
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os
museus como espaços educativos, in Revista
Educação e Sociedade (no prelo),
2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de
Oliveira
9) 04 de outubro
BOURDIEU, Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor pela arte - os museus de arte na
Europa e seu público. São Paulo, ZOUK, 2003.
Visitação a
museus - Fundação Ema Klabin –
Turma da
Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.
10) 18 de outubro
OLIVEIRA, Mirtes Marins.
Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo,
Amar sem temer, 2016.
Visitação a
Museus - Museu do Futebol -
Turma da
Manha - encontro as 10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.
Bibliografia Complementar
FRÓIS, João Pedro. Os museus de arte e a educação -
discursos e práticas contemporâneas. in Projetos e Experiências/ Museologia,
n/2, 2008.
Semana do dia 11 de outubro não
haverá aula
11) 25 de outubro -
OLIVEIRA, Mirtes Marins.
Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo,
Amar sem temer, 2016.
12) 08 de novembro
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus,
ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12
(suplemento).
Visitação a
Museus Científicos -
Turma da
Manha - encontro as 10:30 - Museu de Zoologia da USP -
Dia 15 de novembro
Não haverá aula
13) 22 de novembro - Entrega dos fichamentos para a avaliação
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus,
ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12
(suplemento).
Fechamento das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de
Oliveira e Graça Setton
14)29 de novembro
Palestra -
Professora Cecília Machado
Entrega das notas.
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao
longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala
de aula, visitação aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de
4 textos lidos e discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles
deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno
seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera
importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles
expressem a ideia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a) os objetivos do texto
b) o argumento do autor e
c) a sua conclusão
OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática
elas irão ficar mais precisas.
Confira aqui o Cronograma da disciplina Introdução aos Estudos da Educação
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
10
SEMESTRE 2017- Disciplina -
Introdução aos Estudos da Educação
RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON
Com
a colaboração da Professora Mirtes Marins de Oliveira - Anhembi-Morumbi
Título da disciplina – O processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de
cultura.
Objetivos da
disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de
conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo
educativo. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da
ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador.
Logo em seguida, dando destaque as instituições de socialização informal (família)
e formal (escola), e considerando suas especificidades, discutiremos os
alcances e limites da socialização em museus, como educação informal e
complementar às anteriores. Por fim, analisando a particularidade da
socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma
perspectiva das diferenças e desigualdades culturais entre os grupos sociais.
Cronograma de Aulas e Leituras
1)08 de março
Apresentações – distribuição do programa de curso
2)15 de março
BOURDIEU,
Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro:
Marco Zero, 1980, pp.16-20.
3)22 de março -
Participação na Semana da Educação
- FE-USP
4)29 de
março
BOURDIEU,
Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA,
Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos
de Educação, Ed. Vozes, 1998.
5)05 de abril BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital
Social, in Escritos de Bourdieu, org.
NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.
6)19
de abril
SETTON, Maria da
Graça - As práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume,
2012.
Projeção de vídeo
7)26 de abril
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os
museus como espaços educativos, in Revista
Educação e Sociedade (no prelo),
2017.
Visitação a
museus - MASP
Turma da
Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.
Turma da
Noite - Sábado dia 29 de abril encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.
Bibliografia
Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt,
M. Panorama das ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1,
setembro, 2012.
8)03 de maio
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os
museus como espaços educativos, in Revista
Educação e Sociedade (no prelo),
2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de
Oliveira
9)10 de maio
BOURDIEU, Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor pela arte - os museus de arte na
Europa e seu público. São Paulo, ZOUK, 2003.
Visitação a
museus - Fundação Ema Klabin
Turma da
Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.
Turma da
Noite - Sábado dia 13 de maio encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.
10)17 de maio
OLIVEIRA, Mirtes Marins.
Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo,
Amar sem temer, 2016. Visitação a Museus - Museu do
Futebol -
Turma da
Manha - encontro as 10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.
Turma da
Noite - Sábado dia 21 de maio encontro as 10:30 da manha na Praça Charles
Miller - Pacaembu.
Bibliografia Complementar
FRÓIS, João Pedro. Os museus de arte e a educação -
discursos e práticas contemporâneas. in Projetos e Experiências/ Museologia,
n/2, 2008.
11)24 de maio
OLIVEIRA, Mirtes Marins.
Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo,
Amar sem temer, 2016.
12)31 de maio
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus,
ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12
(suplemento).
Visitação a
Museus Científicos -
Turma da
Manha - encontro as 10:30 - Museu do Butantã -
Turma da
Noite - Sábado dia 03 de junho encontro as 10:30 - Museu do Butantã -
13)07 de junho
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus,
ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12
(suplemento).
Fechamento das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de
Oliveira e Graça Setton
14)14 de junho - Entrega dos fichamentos para a avaliação
19:30hs
Debate Martha Marandino e Mirthes Marins de Oliveira
15)21 de junho
Entrega das notas.
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao
longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.
Avaliação
Participação em sala
de aula, visitação aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de
4 textos lidos e discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles
deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno
seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera
importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles
expressem a idéia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a) os objetivos do texto
b) o argumento do autor e
c) a sua conclusão
OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática
elas irão ficar mais precisas.
Confira as disciplinas para o segundo semestre de 2016:
Disciplina EDF5074-1Leituras de Norbert Elias -
Pós graduação FEUSP - segundas-feiras - 19:30-22:30
08 créditos
https://uspdigital.usp.br/janus/Disciplina?sgldis=EDF5074
Disciplina EDF5109-1 Análise Multivariada de Dados Qualitativos – Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS -
Pós Graduação FEUSP
Presença da Professora Helena Carvalho sujeita ao apoio da FAPESP.
04 créditos
Sala:LIET
A disciplina será ministrada de 01 a 05 de agosto de 2016, das 08:30 Às 12:00 e das 14:00 às 17:30 horas
https://uspdigital.usp.br/janus/Disciplina?sgldis=EDF5109
Disciplina 5018: Pensadores Clássicos e Contemporâneos nas Ciências
Humanas: contribuições no campo da Educação - Leituras de Max Weber
Atenção para a mudança no cronograma! Não teremos aula dia 12 de maio, nem dia 09 de junho. As aulas foram transferidas respectivamente para as manhãs de 19 de maio e 23 de junho às 10 horas da manhã, na sala 106 do bloco B - FEUSP.
Desse modo, as aulas ocuparão o dia todo - manhã e tarde.
Avaliação: Deve ser entregue um trabalho final em formato de artigo (até 20 páginas) até o dia 15 de julho no escaninho da Profa. Graça (segundo andar, Bloco A). Esse artigo deve conter uma discussão que articule um conceito ou um texto de Max Weber com a sua pesquisa de pós-graduação.
Confira o cronograma da disciplina
Atenção para a mudança no cronograma! Não teremos aula dia 12 de maio, nem dia 09 de junho. As aulas foram transferidas respectivamente para as manhãs de 19 de maio e 23 de junho às 10 horas da manhã, na sala 106 do bloco B - FEUSP.
Desse modo, as aulas ocuparão o dia todo - manhã e tarde.
Avaliação: Deve ser entregue um trabalho final em formato de artigo (até 20 páginas) até o dia 15 de julho no escaninho da Profa. Graça (segundo andar, Bloco A). Esse artigo deve conter uma discussão que articule um conceito ou um texto de Max Weber com a sua pesquisa de pós-graduação.
Confira o cronograma da disciplina
Modelo de fichamento
http://praticasdesocializacao.blogspot.com.br/2016/02/tutorial-fichamento.html
Introdução aos Estudos da Educação - Enfoque sociológico (2016)
Sociologia da Educação II (2016) - Atenção para as datas!
Disciplina de Licenciatura
Confira o Programa
Introdução aos Estudos da Educação - enfoque sociológico (2011)
Disciplina de Licenciatura
Confira o programa
Projetos de pesquisa: leituras sobre o método e técnicas na sociologia da educação (2011)
Disciplina da pós-graduação.
Confira o programa
Leituras de Norbert Elias (2011)
Optativa do curso de pedagogia.
Confira o programa
Filmografia para a disciplina Leituras de Norbert Elias - primeiro semestre 2011
Quadro Cronologia de vida, obra e contexto histórico de Norbert Elias
Uma leitura de Pierre Bourdieu (2010)
Disciplina da pós-graduação.
Optativa do curso de pedagogia.
Confira o programa
Disciplina Mídia e Educação (2009)
Optativa do curso de pedagogia.
Confira o programa
Introdução aos Estudos da Educação (2009)
Optativa do curso de licenciatura.
Confira o programa