Disciplinas

Nesta seção, você acompanha as informações sobre as disciplinas oferecidas na Faculdade de Educação da USP no âmbito de estudos do GPS.


10 SEMESTRE  2018-    Disciplina   -  graduação 


Introdução aos Estudos da Educação
(Cronograma da disciplina optativa ver cronograma seguinte)

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

10 SEMESTRE  2019-    Disciplina   -  Introdução aos Estudos da Educação

RESPONSÁVEIS - PROFAS. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON e MIRTES MARINS DE OLIVEIRA


Título da disciplinaO processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de cultura.

Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as instituições de socialização informal (família) e formal (escola), e considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e limites da socialização em museus, como educação informal e complementar às anteriores. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva das diferenças e desigualdades culturais entre os grupos sociais.
Cronograma de Aulas e Leituras
1) 20 de fevereiro
Apresentações – distribuição do programa de curso

 

2) 27 de fevereiro

BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

3) 13 de março
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

4) 20 de março
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

5) 27 de março
SETTON, Maria da Graça - As práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume, 2012.


6) 03 de abril
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.

Visitação a museus - MASP
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.

Bibliografia Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt, M. Panorama das ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1, setembro, 2012.

7) 10 de abril
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira

8) 24 de abril
BOURDIEU, Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor pela arte - os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo, ZOUK, 2003.

Visitação a museus - Fundação Ema Klabin –
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.

9) 08 de maio

OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.

Visitação a Museus - Museu do Futebol -
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.

Bibliografia Complementar
FRÓIS, João Pedro. Os museus de arte e a educação - discursos e práticas contemporâneas. in Projetos e Experiências/ Museologia, n/2, 2008.

01 de maio não haverá aula

10) 15 de maio
OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.

VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).

Visitação Ainda a Contatar
Turma da Manha - encontro as 10:30

11) 22 de maio
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).

Fechamento das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira e Graça Setton

12) 29 de maio - Entrega dos fichamentos para a avaliação
Palestra  - Professora Lilian Schwarcz - FFLCH-USP

13)05 de junho
Entrega dos fichamentos e fechamento curso.

14) 12 de junho
entrega dos fichamentos

OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação em sala de aula, visitação aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 4 textos lidos e discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a)      os objetivos do texto
b)      o argumento do autor e
c)      a sua conclusão


OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.


DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO FACULDADE DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

10 SEMESTRE  2019-    Disciplina   -  Construindo um Projeto de Pesquisa

RESPONSÁVEIS - PROFAS. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON e MIRTES MARINS DE OLIVEIRA


Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente a construção de um projeto de pesquisa no nível de uma Iniciação Científica. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, iremos fazer uso de um texto sobre o processo de construção de um objeto de pesquisa, destacando aspectos importantes que precisam ser incorporados no sentido de construir uma disposição intelectual, científica e acadêmica entre os alunos. Por fim, serão realizadas uma série de palestras sobre trajetórias de pesquisadores e seus percursos intelectuais com a intenção de discutir a variedade de temas, abordagens e teorias que mobilizam as investigações na área da sociologia da educação .

Cronograma de Aulas e Leituras
1) 14 de março
Apresentações – distribuição do programa de curso

 

2) 21 de março

BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

3) 28 de março
BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

4) 04 de abril
BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. in O Poder Simbólico. Ed Difel, Bertrand, Rio de Janeiro e Lisboa, 1989. (pags. 23 a 34)

5) 11 de abril
BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. in O Poder Simbólico. Ed Difel, Bertrand, Rio de Janeiro e Lisboa, 1989. (pags. 34 a 44)

6) 25 de abril
BOURDIEU, Pierre. Introdução a uma sociologia reflexiva. in O Poder Simbólico. Ed Difel, Bertrand, Rio de Janeiro e Lisboa, 1989. (pags.44 a 58)

7) 09 de maio
SOUZA MARTINS, Heloisa Helena. Metodologia qualitativa de pesquisa. in Revista Educação e Pesquisa. Faculdade de Educação da USP, vol. 30, maio/ago, 2004.

8) 16 de maio
Palestra/ Oficina Construção de Texto Acadêmico
Professor Elio Carlos Ricardo - FE-USP

9) 23 de maio
Palestra/ Sociologia da Infância
Professora Maria Letícia Nascimento - FE-USP

10) 30 de maio
Palestra/ Sociologia de Gênero
Professora Claudia Pereira Vianna - FE-USP

11) 06 de junho 
Palestra / Sociologia e História Cultural
Professora Maria Ângela Borges Salvadori - FE-USP

12)13 de junho
Palestra / Sociologia Educação Especial
Professora Rosângela Prieto - FE-USP

13) 20 de junho
Fechamento do Curso

OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação em sala de aula, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 2 textos lidos e discutidos em sala de aula, esboço de um projeto.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a)      os objetivos do texto
b)      o argumento do autor e
c)      a sua conclusão

OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.
Trajetória acadêmica e percurso intelectual - fevereiro de 2019






Pistas para a construção do projeto

Tema
a)                  O tema do projeto tem relevância acadêmica e social? 
b)                  O tema do projeto relaciona-se à trajetória escolar pregressa e experiência social ou profissional do/a autor/a?

Objetivos
a) Os objetivos do projeto estão claros
b) Os objetivos da investigação são exequíveis e capazes de sustentar uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado

Sujeitos da pesquisa
a) o projeto apresenta seus sujeitos de pesquisa de forma clara

Problema/objeto
a)                  O projeto formula uma pergunta ou problema claro
b)                  Quais as suas sugestões para melhorar a formulação do problema/objeto do pré-projeto?

Hipótese e ou Tese
a) o projeto possui uma hipótese ou uma tese bem formulada

Fundamentação
a) O projeto estabelece diálogo com a literatura pertinente a seu campo de conhecimento?
b) Indique referências bibliográficas fundamentais para melhorar o projeto.

Metodologia e procedimentos
a)                  O projeto explicita e justifica a metodologia ou os procedimentos para coleta e análise de dados?
b)                 A metodologia ou os procedimentos são adequados ao objeto?
c)                  Quais as suas sugestões para melhorar a proposta metodológica do pré-projeto?

Ética
a) Quando pertinente, o/a autor/a revela preocupação com as implicações éticas da pesquisa proposta?
b) Quais as suas sugestões para que o projeto contemple normas éticas?

Título
a) o projeto tem um título que expressa o que será investigado

Resumo
a) apresenta objetivos
b) pressupostos/hipóteses
c) metodologia

Palavras chaves
a) expressam as principais noções da discussão




20 SEMESTRE  2018-    Disciplina   -  graduação 
Introdução aos Estudos da Educação

Título da disciplinaO processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de cultura.

Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as instituições de socialização informal (família) e formal (escola), e considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e limites da socialização em museus, como educação informal e complementar às anteriores. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva das diferenças e desigualdades culturais entre os grupos sociais.
Cronograma de Aulas e Leituras
1) 08 de agosto
Apresentações – distribuição do programa de curso

15 de agosto
Não haverá aula

 

2) 22 de agosto

BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

 

3) 29 de agosto
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

05 de setembro - não haverá aula - Semana da Pátria

4)12 de setembro
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

5) 19 de setembro
SETTON, Maria da Graça - As práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume, 2012.
Projeção de vídeo

6) 26 de setembro
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.

Visitação a museus - MASP
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.

Bibliografia Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt, M. Panorama das ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1, setembro, 2012.

7) 03 de outubro
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira

Semana do dia 11 de outubro não haverá aula

8) 17 de outubro
BOURDIEU, Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor pela arte - os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo, ZOUK, 2003.

Visitação a museus - Fundação Ema Klabin –
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.


9) 24 de outubro -

OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.

Visitação a Museus - Museu do Futebol -
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.

Bibliografia Complementar
FRÓIS, João Pedro. Os museus de arte e a educação - discursos e práticas contemporâneas. in Projetos e Experiências/ Museologia, n/2, 2008.

10) 31 de novembro
OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.

VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).

Visitação Museu de Arqueologia e Etnologia da USP -
Turma da Manha - encontro as 10:30


11) 07 de novembro
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).

Fechamento das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira e Graça Setton

12) 14 de novembro - Entrega dos fichamentos para a avaliação
Palestra  - Professora Cecília Machado

13)21 de novembro
Entrega dos fichamentos e fechamento curso.

14) 28 de novembro
entrega dos fichamentos

OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação em sala de aula, visitação aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 4 textos lidos e discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a)      os objetivos do texto
b)      o argumento do autor e
c)      a sua conclusão

OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.




20 SEMESTRE  2018-    Disciplina   -  Pós Graduação

Disciplina - Pensadores Clássicos e Contemporâneos nas Ciências Humanas: contribuições no campo da Educação -  leituras sobre as elites


RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON


Ementa - O objetivo do curso e apresentar, discutir e analisar um conjunto de artigos sobre as elites brasileiras, no período de 1998 a 2017. A intenção é oferecer um conhecimento acerca do debate teórico e metodológico de pesquisas que tem este tema como foco. Dividido em 6 categorias apreciativas, as elites brasileiras serão objeto de discussão com o intuito de fomentar pesquisas no campo da educação.

1-Dia 06 de agosto
Apresentação do Curso

2-Dia 07 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Teoria e Metodologia

3-Dia 08 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Teoria e Metodologia

4-Dia 09 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Trama Simbólica

5-Dia 10 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Trama Simbólica
Palestra Professor Celso Ferreti

6-Dia 13 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Intelectuais

7-Dia 14 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Intelectuais

Dia 15 de agosto
Não haverá aula

8-Dia 16 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Parlamentares

9-Dia 17 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Empresariais
Palestra Professor Silvio Caccia Bava - Editor Chefe Le Monde Diplomatique

10-Dia 20 de agosto
Leituras Artigos Classificados no item Elites Empresariais

11- Dia 21 de agosto
SETTON, Maria da Graça J. Estudos sobre as elite: uma leitura da produção em periódicos - 1998-2017 (no prelo).

12 - Dia 22 de agosto
Fechamento curso
OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação e frequência nas aula. Entrega do trabalho 30 de setembro de 2018.


Bibliografia a ser lida durante o curso (todas estão disponíveis na internet)
Acesse aqui os links da bibliografia

ASPECTOS TEÓRICOS


Total 20
Periódico
ano
título
autor
1-Dados - Rio de Janeiro
2015
Trajetórias de Multinotabilidades: reconfigurações históricas e condicionantes sociais das inscrições políticas e culturais de parlamentares brasileiros
Eliana Reis & Igor Grill
2-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2007
Elites e historiografia: questões teóricas e metodológicas
Luis Domingues Costa & Julio Cesar Gouvêa
3-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2008
Apresentação: Por um retorno à Sociologia das Elites - Dossiê Elites Políticas
Renato Perissinotto & Adriano Codato
4-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2008
Prosopografia a partir da web: avaliando e mensurando as fontes para o estudo das elites
Sergio Soares Braga & Maria Alejandra Nicolás
5-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2009
Marxismo e elitismo: dois modelos antagônicos de análise social?
Adriano Codato & Renato Perissinotto
6-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2011
Elites políticas regionais: contornos teórico-metodológicos para identificação de grupos políticos
Milton Cordeiro Farias Filho
7-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2011
Texto fundamental prosopografia
Lawrence Stone
8-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2011
Duas Faces do Poder
Peter Bachrach & Morton Baratz
9-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2014
Apresentação do Dossiê "Elites em diferentes escalas: teoria e metodologia no estudo dos grupos dirigentes
Renato Perissinotto & Lucas Massimo
10-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2014
Sociología política de las elites. Apuntes sobre su abordaje a través de entrevistas
Mariana Gené
11-Tempo Social - São Paulo
2017
Apresentação Dossiê Elites, no plural
Ana Paula Hey
12-Tempo Social - São Paulo
2017
As elites na Suíça: ascensão e declínio de um modelo de coordenação das elites
Felix Bühlmann & Marion Beetschen & Thomas David & Stéphanie Ginalski & André Mach
13-Tempo Social - São Paulo
2017
Elites no Reino Unido: novas abordagens para divisões de classe contemporâneas
Ana Paula Hey & Anna Grimaldi-Cristensen & Mike Savage
14-Tempo Social - São Paulo
2017
Espaço social e redes: contribuições metodológicas à sociologia das elites
Elisa Klüger
15-Tempo Social - São Paulo
2017
Estudos de elites políticas e as bases das multinotabilidades no Brasil
Eliana Reis & Igor Grill
16-Revista Brasileira de Ciência Política
2009
Classe social elite política e elite de classe por uma análise societalista da política
Renato Perissinotto e Adriano Codato
17-Revista Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
2011
Dossiê Elites: recursos e legitimação
Mario Grynszpan Igor Gastal Grill
18-Revista de Pós Graduação Tomo - Aracaju
2008

 

 Dossiê Sociologia do Poder e das Elites

 

Ernesto Seidl
19-Revista Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
2011
Um capital político multiplicado no trabalho genealógico

Letícia Bicalho Canêdo

20-Revista Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
2011
Memórias da elite: arquivos, instituições e projetos memoriais

Luciana Quillet Heymann



TRAMA SIMBÓLICA


TOTAL 13
Periódico
ano
título
autor
1-Ciberlegenda - Portugal
2011
Jornalismo e elites do poder
Estrela Serrano
2-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2000
Dois estudos de mobilidade social no Brasil - José Pastore e Nelson do Vale Silva e Maria Celi Scalon
Carlos Antonio Costa Ribeiro
3-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2000
Percepções da elite sobre pobreza e desigualdade
Elisa Reis
4-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2001
Permeável, ma non troppo? A mobilidade sociais em setores de elite, Brasil - 1996
Marcelo Costa Ferreira
5-Sociologias - Porto Alegre
2007
Justiça como igualdade? A percepção da elite e do povo brasileiro
Celi Sacalon
6-Sociologias - Porto Alegre
2008
A mídia e o declínio da confiança política
Luis Felipe Miguel
7-Horizontes Antropológicos - Rio de Janeiro
2007
Ethos "emergente": as pessoas, as palavras e as coisas
Diana Nogueira de Oliveira Lima
8-Revista Famecos - Porto Alegre
2010
O Jornal Nacional e as estratégias de sobrevivência econômica e política da Globo no contexto da ditadura militar
Itania Maria Mota Gomes
9-Sociedade, Contabilidade e Gestão - Rio de Janeiro
2013
"Do bom e do Melhor": o consumo de bens de luxo na classe C
Danielle de Souza & Educardo Ayrosa & Isabel Cerchiaro
10-Sociologia e Antropologia - Rio de Janeiro
2015
Brazilian people in the eyes of elites: repertoires and symbolic boundaries of inequality
Graziella Moraes Silva & Matias Lopes
11- Novos Estudos Cebrap
2011
 O gosto dominante como gosto tradicional: preferências e aversões estéticas das classes altas de São Paulo

Carolina Pulici
12- Dados - Rio de Janeiro
2013
Por que pensamento e não teoria? a imaginação político-social brasileira e o fantasma da condição periférica (1880-1970)
Christian Cyril Lynch
13-Tempo Social - São Paulo
2016
O espaço das classes sociais no Brasil
Edison Ricardo Bertoncelo

ELITES INTELECTUAIS


TOTAL 23
Periódico
ano
título
autor
1-Acervo -Rio de Janeiro
2017
Família, estratégias e redes de poder em Minas Gerais
Maria Fernanda Martins
2-Horizonte Antropológico - Rio de Janeiro
2009
Caminhos que levam a Roma: recursos culturais e redefinições da excelência religiosa
Ernesto Seidl
3-Lua Nova - São Paulo
2015
Elites locais de ciência e tecnologia no Brasil: o caso do Parqtec de São Carlos (SP)
Thales Novaes de Andrade & Maurílio de Jesus Silva Filho
4-Cadernos de Pesquisa - São Paulo
2012
O papel da Igreja na educação escolar masculina na década de 1950
Miriam Waidenfeld Chaves
5-Cadernos de Pesquisa - São Paulo
2014
Regulación del trabajo de los profesores de la elite
Sandra Ziegler
6-Educação e Sociedade - Campinas
2003
Elites acadêmicas e escolarização dos filhos
Zaia Brandão & Isabel Lellis
7-Educação e Sociedade - Campinas
2011
Processos de Produção das elites escolares
Zaia Brandão & Cynthia Paes de Carvalho
8-Tempo Social - São Paulo
2008
Educação diferenciada e trajetórias profissionais femininas
Graziela Perosa
9-Tempo Social - São Paulo
2015
Acesso a posições de poder pela elite estancieira gaúcha: trajetórias sociais e investimentos escolares
Marcos Botton Piccin
10-Tempo Social - São Paulo
2017
Elites acadêmicas - as ciências sociais na Academia Brasileira de Ciências
Ana Paula Hey & Lidiane Soares Rodrigues
11-Tempo Social - São Paulo
2017
Uma elite pouco (re) conhecida - o episcopado brasileiro
Ernesto Seidl
12-Pro-Posições - Campinas
2015
Introducción Dossiê Elites y sectores medios- fronteras morales y desigualdad educativa
Sandra Ziegler
13-Pro-Posições - Campinas
2015
La formación moral de los jóvenes de elite en circuitos de educación privada en Buenos Aires
Sebastian Fuentes
14-Pro-Posições - Campinas
2015
Educar la moral del pobre: fronteras simbólicas y gobierno de los pobres por parte de la elite económica católica de Santiago de Chile
Sofía Bowen Silva
15-Pro-Posições - Campinas
2015
Socailización y formación de las élites políticas argentinas: itinerarios universitarios y aprendizajes
María Virginia Mellado
16-Pro-Posições - Campinas
2015
Lenguajes, retóricas y repertorios de egresados de un colegio público "de elite"
Alicia Méndez
17-Pro-Posições - Campinas
2015
O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo
Graziela Perosa & Frédéric Lebaron & Cristiane da Silva Leite
18-Pro-Posições - Campinas
2015
"Ser sencillo, ser buena persona": classificaciones morales y procesos de distinción en las experiencias educativas de la "classe alta" argentina
Victoria Gessaghi
19-Revista Brasileira de Educação
2014
Favorecimento econômico e excelência escolar
Maria Alice Nogueira
20-Revista Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
2011

Ernesto Seidl, Wheriston Neris

21-Revista Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
2011
Titulação escolar , mercado e capital social na hierarquização escolar: as relações entre a obtenção do título de doutor em sociologia e o ingresso na carreira

Odaci Luiz Coradini

22-Revista Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
2008
Elites jornalísticas, recursos políticos e atuação profissional no Rio Grande do Sul
Fernanda Rios Pretarca
23-Revista Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
2008
Internacionalização e legitimação da formação acadêmica em administração no Brasil nas décadas de 1990 e 2000
Fabiano Engelmann


ELITES PARLAMENTARES


TOTAL 25
Periódico
ano
título
autor
1-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2011
Coesão e disciplina partidária no Senado Federal
Pedro Robson Pereira Neiva
2-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2012
Mudança de fronteira étnicas e participação política de descendentes de imigrantes em São Paulo
Oswaldo Truzzi & Maria Teresa Miceli Kerbauy & Agnaldo de Souza Barbosa
3-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2014
Perfil profissional e distribuição regional dos senadores brasileiros em dois séculos de história
Pedro Neiva & Mauricio Izumi
4-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2014
Os senadores empresários: recrutamento carreira e partidos políticos dos empresários do senado brasileiro 1986-2010
Paulo Roberto Neves Costa & Luis Domingos Costa & Wellington Nunes
5-Revista de Sociologia e Política - Curitiba
2007
Engajamento associativo-sindical e recrutamento de elites políticas: tendências recentes no Brasil
Odaci Luis Coradini
6 -Revista de Sociologia e Política - Curitiba
2008
Engajamento político, competência técnica e elites dirigentes do movimento ambientalista
Wilsom José Ferreira de Oliveira
7-Revista de Sociologia e Política - Curitiba
2008
Processos, condicionantes e bases sociais da especialização política no Rio Grande do Sul e Maranhão
Igor Grill
8-Revista de Sociologia e Política - Curitiba
2008
A elite parlamentar brasileira: um recorte sociocultural
Débora Messenberg
9-Revista de Sociologia e Política - Curitiba
2012
Os "doutores" da federação: formação acadêmica dos senadores brasileiros e variáveis associadas
Pedro Neiva & Maurício Izumi
10-Revista de Sociologia e Política - Curitiba
2014
Em nome da coesão: parlamentares e comissionados nas executivas nacionais dos brasileiros
Pedro Floriano Ribeiro
11-Revista de Sociologia e Política - Curitiba
2016
O Estado brasileiro contemporâneo: liberalização econômica, política e sociedade nos governos FHC e Lula
Brasílio Sallun jr & Jefferson Goulart
12-Cadernos Pagu - Campinas
2014
Um tipo diferente de diferença na elite política: perfis políticos e inserções culturais de parlamentares
Eliana Reis
13-Colômbia Internacional
2016
A elite parlamentar brasileira de 1995 a 2010: até que ponto vai a popularização da classe política?
Sergio Simoni Junior & Rafael Moreira Dardaque & Lucas Malta Mingardi
14-Sociedade e Estado - Brasília
2006
A questão social, o trabalho e o Estado: visões das elites parlamentares brasileiras
Sonia Ranincheski
15-Sociedade e Estado - Brasília
2011
Representação política e de interesses: bases associativas dos deputados federais de 1999-2007
Odaci Coradini
16-Sociedade e Estado - Brasília
2012
Cargos e funções públicas e candidaturas eleitorais
Odaci Coradini
17-Revista Economia Política - São Paulo
2015
A reação da elite política incumbente na abertura democrática brasileira
Raphael Bruce & Rudi Rocha 
18-Revista Economia Política - São Paulo
2015
Estado Novo no Brasil: um estudo da dinâmica das elites políticas regionais em contexto autoritário
Adriano Codato
19-Lua Nova - São Paulo
1996
O encaminhamento político das reformas estruturais
Juan Carlos Torre
20-Opinião Pública - Campinas
2013
Deputados estaduais e democracia: valores políticos das elites parlamentares paulista e paraense
Riberti de Almeida Felisbino & Maria Teresa Miceli Kerbauy
21-Opinião Pública - Campinas
2017
Uma tipologia do recrutamento partidário
Paulo Peres & Amanda Machado
22-Tempo Social - São Paulo
2017
Posições sociais de origem e recrutamento político: um estudo dos senadores brasileiros
Adriano Codato & Lucas Massimo & Luis Domingos Costa
23-Revista Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
2008
Politização de interesses através de frentes parlamentares
Odaci Coradini
24-Revista Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
2008a
Elites dirigentes, engajamento político e retribuições do militantismo ambientalista
Wilson Ferreira de Oliveira
25-Revista Tomo Pós Graduação - São Cristovão - SE
2008
Letrados e votados:lógicas cruzadas do engajamento político no Brasil
Eliana Tavares dos Reis &
Igor Gastal Grill




ELITES EMPRESARIAIS


TOTAL 25
Periódico
ano
título
autor
1-Lua Nova - São Paulo
1998
O novo enfoque do Banco Mundial sobre o estado
Valeriano Ferreira Costa
2-Opinião Pública- Campinas
2008
Elite empresarial: recrutamento e valores políticos (Paraná, 1995-2005)
Paulo Roberto Neves Costa & Icaro Engler
3-Opinião Pública- Campinas
2012
A elite empresarial e as instituições democráticas: cultura política, confiança e padrões de ação política
Paulo Roberto Neves Costa
4-Dados - Rio de Janeiro
2010
A crise financeira, guerra cultural e as transformações do espaço econômico brasileiro em 2009
Roberto Grün
5-Tempo Social - São Paulo
2009
Financeirização de esquerda? frutos no Brasil do século XXI
Roberto Grün
6-Sociologias - Porto Alegre
2014
Mobilidade e estrutura de classes no Brasil contemporâneo
Carlos Antonio Costa Ribeiro
7-Revista de Economia Política - São Paulo
2014
Elites estatais e industrialização: ensaio de comparação entre Brasil, Argentina e México (1920-1970)
Renato Perissinotto & Paulo Roberto Neves Costa & Wellington Nunes & Angela Ilha
8-Economia e Sociedade - Campinas
2015
Elites modernas na transição para a periferia do capitalismo periférico
Marcelo Godoy & Lidiany Barbosa & Daniel Diniz Barbosa
9-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2000
A busca de um novo modelo econômico: padrões alternativos de articulação público-privado
Eli Diniz
10-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2002
Clivagens ideológicas e empresas privadas nos investimentos públicos urbanos - São Paulo 1978-1998
Eduardo César Marques & Renata Mirandola Bichir
11-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2007
Empresariado, instituições democráticas e reforma política
Paulo Roberto Neves Costa
12-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2007
O empresariado como ator político no Brasil: balanço da literatura e agenda de pesquisa

Wagner Mancuso
13-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2013
Globalización, cambios en la estructura de poder y nuevas elites empresariales: una mirada comparada de Uruguai
Miguel Serna
14-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2012
Recrutamento, valores e padrões de ação política da elite empresarial
Paulo Roberto Neves Costa
15-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2014
Elite empresarial e elite econômica: o estudo dos empresários
Paulo Roberto Neves Costa
16-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2014
O conceito de Estado desenvolvimentista e sua utilidade para os casos brasileiro e argentino
Renato Perissinotto
17-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2016
Uma estratégia nacional de desenvolvimento no Brasil dos anos 1990
Wellington Nunes
18-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2003
Atores e ações na construção da governança corporativa brasileira
Roberto Grün
19-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2005
Empresariado, regime político e democracia : Brasil, anos 1990
Paulo Roberto Neves Costa
20-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2007
Brazilian foreign affairs: social capital and the democratic discourse in South America
Rafael Duarte Villa
21-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2010
Sociedade e economia do agronegócio no Brasil
Beatriz Heredia Moacir Palmeira Sérgio Pereira Leite
22-Revista Brasileira de Ciências Sociais
2011
Elites ou lobbies: quem formula as políticas públicas brasileiras
Celina Souza
23-Revista Pós Ciências Sociais - São Luis do Maranhão
2011
As disputas e convergências das elites brasileiras diante da crise financeira.
de 2009: consequências empíricas e analíticas
Roberto Grün
24-Nova Economia - Belo Horizonte
2016
Economic mainstream and power: a profile analysis of Central Bank directors during PSDB and PT governments in Brasil
Adriano Codato & al
25- Estudos de Sociologia - Araraquara
2017
Realidade e desejo: as trajetórias formativas e profissionais de um grupo de elite no mundo das finanças.
Thais Joi Martins & Julio Cesar Donadone


ELITES JURÍDICAS


TOTAL 3
Periódico
ano
título
autor
1-Dados - Rio de Janeiro
2012
Globalização e Poder de Estado: circulação internacional de elites e hierarquias do campo jurídico brasileiro
Fabiano Engelmann
2-Revista de Sociologia Política - Curitiba
2014
As elites da Justiça: instituições, profissões e poder na política da justiça brasileira
Frederico de Almeida
3-Lua Nova - São Paulo
2016
Os juristas e a política no Brasil: permanências e reposicionamentos
Frederico de Almeida





1o Semestre 2018 - Não há oferecimento de disciplinas


20 SEMESTRE  2017-    Disciplina   -  Introdução aos Estudos da Educação

 

RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON


Título da disciplinaO processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de cultura.

Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as instituições de socialização informal (família) e formal (escola), e considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e limites da socialização em museus, como educação informal e complementar às anteriores. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva das diferenças e desigualdades culturais entre os grupos sociais.
Cronograma de Aulas e Leituras
1) 02 de agosto
Apresentações – distribuição do programa de curso

2) 09 de agosto
não haverá aula

2) 16 de agosto
BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

 

3) 23 de agosto

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

4) 30 de agosto
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

06 de setembro - não haverá aula - Semana da Pátria

5)13 de setembro
SETTON, Maria da Graça - As práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume, 2012.
Projeção de vídeo

6) 20 de setembro
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.

Visitação a museus - MASP
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.

Bibliografia Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt, M. Panorama das ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1, setembro, 2012.

7)Dia 23 de setembro - sábado -
Teatro Sesi - Av Paulista - Assistência Peça A visita da velha senhora - Com Denise Fraga - 20 hs.

8) 27 de setembro –
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira

9) 04 de outubro
BOURDIEU, Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor pela arte - os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo, ZOUK, 2003.

Visitação a museus - Fundação Ema Klabin –
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.


10) 18 de outubro
OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.

Visitação a Museus - Museu do Futebol -
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.

Bibliografia Complementar
FRÓIS, João Pedro. Os museus de arte e a educação - discursos e práticas contemporâneas. in Projetos e Experiências/ Museologia, n/2, 2008.

Semana do dia 11 de outubro não haverá aula

11) 25 de outubro -
OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.

12) 08 de novembro
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).

Visitação a Museus Científicos -
Turma da Manha - encontro as 10:30 - Museu de Zoologia da USP -


Dia 15 de novembro
Não haverá aula

13) 22 de novembro - Entrega dos fichamentos para a avaliação

VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).

Fechamento das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira e Graça Setton

14)29 de novembro
Palestra  - Professora Cecília Machado


Entrega das notas.

OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação em sala de aula, visitação aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 4 textos lidos e discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a ideia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a)      os objetivos do texto
b)      o argumento do autor e
c)      a sua conclusão

OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.




Confira aqui o Cronograma da disciplina Introdução aos Estudos da Educação


 DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

10 SEMESTRE  2017-    Disciplina   -  Introdução aos Estudos da Educação 

RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON

Com a colaboração da Professora Mirtes Marins de Oliveira - Anhembi-Morumbi

Título da disciplinaO processo de socialização escolar e os museus: uma discussão acerca das diferenças de cultura.
                                                                                     
Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as instituições de socialização informal (família) e formal (escola), e considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e limites da socialização em museus, como educação informal e complementar às anteriores. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva das diferenças e desigualdades culturais entre os grupos sociais.

Cronograma de Aulas e Leituras
1)08 de março
Apresentações – distribuição do programa de curso

2)15 de março
BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

3)22 de março -
Participação na Semana da Educação - FE-USP

4)29 de março

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

5)05 de abril BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural, e o Capital Social, in Escritos de Bourdieu, org. NOGUEIRA, Maria Alice & CATANI, Afrânio, Escritos de Educação, Ed. Vozes, 1998.

6)19 de abril
SETTON, Maria da Graça - As práticas de cultura em Pierre Bourdieu. in Socialização e Cultura - ensaios teóricos, São Paulo, AnnaBlume, 2012.
Projeção de vídeo

7)26 de abril
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.

Visitação a museus - MASP
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.
Turma da Noite - Sábado dia 29 de abril encontro as 10:30 da manha na Av. Paulista.

Bibliografia Complementar:
Silveira, A. & Biazus, M. C. & Axt, M. Panorama das ações educativas nos museus de arte no Brasil. in Confluências Culturais, v. 1, n.1, setembro, 2012.

8)03 de maio
SETTON, M.G.J. & OLIVEIRA, M.M. Os museus como espaços educativos, in Revista Educação e Sociedade (no prelo), 2017.
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira

9)10 de maio
BOURDIEU, Pierre. Conclusão, pg. 163-170, in O amor pela arte - os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo, ZOUK, 2003.
Visitação a museus - Fundação Ema Klabin
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.
Turma da Noite - Sábado dia 13 de maio encontro as 10:30 da manha na Av. Europa.

10)17 de maio
OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016. Visitação a Museus - Museu do Futebol -
Turma da Manha - encontro as 10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.
Turma da Noite - Sábado dia 21 de maio encontro as 10:30 da manha na Praça Charles Miller - Pacaembu.

Bibliografia Complementar
FRÓIS, João Pedro. Os museus de arte e a educação - discursos e práticas contemporâneas. in Projetos e Experiências/ Museologia, n/2, 2008.

11)24 de maio
OLIVEIRA, Mirtes Marins. Mostrar, narrar, vender e convencer: a invenção de táticas do dysplay.in Museu do Louvre - Pau Brasil. São Paulo, Amar sem temer, 2016.

12)31 de maio
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).
Visitação a Museus Científicos -
Turma da Manha - encontro as 10:30 - Museu do Butantã -
Turma da Noite - Sábado dia 03 de junho encontro as 10:30 - Museu do Butantã -

13)07 de junho
VALENTE M.E & CAZELLI, S. & ALVES, F. Museus, ciência e educação: novos desafios. in História, Ciência e Saúde - Manguinhos, Rio de Janeiro, vol.12 (suplemento).
Fechamento das visitações
Aula com a Professora Mirtes Marins de Oliveira e Graça Setton

14)14 de junho - Entrega dos fichamentos para a avaliação
19:30hs
Debate Martha Marandino e Mirthes Marins de Oliveira

15)21 de junho
Entrega das notas.

OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação em sala de aula, visitação aos museus, leitura dos textos e fichamentos obrigatórios de 4 textos lidos e discutidos em sala de aula, a escolher pelo aluno.
Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a idéia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a)      os objetivos do texto
b)      o argumento do autor e
c)      a sua conclusão

OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.

 




Confira as disciplinas para o segundo semestre de 2016:

Disciplina EDF5074-1 
Leituras de Norbert Elias - 
Pós graduação FEUSP - segundas-feiras - 19:30-22:30
08 créditos
https://uspdigital.usp.br/janus/Disciplina?sgldis=EDF5074


Disciplina EDF5109-1 Análise Multivariada de Dados Qualitativos – Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS - 
Pós Graduação FEUSP
Presença da Professora Helena Carvalho sujeita ao apoio da FAPESP.
04 créditos 
Sala:LIET 
A disciplina será ministrada de 01 a 05 de agosto de 2016, das 08:30 Às 12:00 e das 14:00 às 17:30 horas
https://uspdigital.usp.br/janus/Disciplina?sgldis=EDF5109



Disciplina 5018: Pensadores Clássicos e Contemporâneos nas Ciências Humanas: contribuições no campo da Educação - Leituras de Max Weber
Atenção para a mudança no cronograma! Não teremos aula dia 12 de maio, nem dia 09 de junho. As aulas foram transferidas respectivamente para as manhãs de 19 de maio e 23 de junho às 10 horas da manhã, na sala 106 do bloco B - FEUSP. 
Desse modo, as aulas ocuparão o dia todo - manhã e tarde.
Avaliação: Deve ser entregue um trabalho final em formato de artigo (até 20 páginas) até o dia 15 de julho no escaninho da Profa. Graça (segundo andar, Bloco A). Esse artigo deve conter uma discussão que articule um conceito ou um texto de Max Weber com a sua pesquisa de pós-graduação.
Confira o cronograma da disciplina


Modelo de fichamento
http://praticasdesocializacao.blogspot.com.br/2016/02/tutorial-fichamento.html

Introdução aos Estudos da Educação - Enfoque sociológico (2016)
Sociologia da Educação II (2016) - Atenção para as datas!
Disciplina de Licenciatura
Confira o Programa

Introdução aos Estudos da Educação - enfoque sociológico (2011)
Disciplina de Licenciatura
Confira o programa


Projetos de pesquisa: leituras sobre o método e técnicas na sociologia da educação (2011)
Disciplina da pós-graduação.
Confira o programa

Leituras de Norbert Elias (2011)
Optativa do curso de pedagogia.
Confira o programa
Filmografia para a disciplina Leituras de Norbert Elias - primeiro semestre 2011
Quadro Cronologia de vida, obra e contexto histórico de Norbert Elias


Uma leitura de Pierre Bourdieu (2010)
Disciplina da pós-graduação.
Optativa do curso de pedagogia.
Confira o programa

Disciplina Mídia e Educação (2009)
Optativa do curso de pedagogia.
Confira o programa

Introdução aos Estudos da Educação (2009)
Optativa do curso de licenciatura.
Confira o programa