quinta-feira, 17 de maio de 2018

Pesquisa Profa. Graça Setton


Trajetórias sociais, escolarização e práticas de cultura: um estudo sobre os modos de dominação das elites da cidade de São Paulo

Maria da Graça Jacintho Setton
Professora Sociologia
Faculdade de Educação - USP

Resumo
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as trajetórias sociais, as práticas de cultura, o gosto, valores e o estilo de vida de segmentos da elite paulistana. Seguindo ampla bibliografia, parte-se do pressuposto de que os projetos de escolarização e as heranças familiares podem provocar mudanças ou manutenção das propriedades e do padrão de consumo cultural de grupos material e culturalmente favorecidos; julga-se ainda que a escolarização profissional ou a pertença a grupos privilegiados ensejariam a transformação/manutenção de princípios de escolhas culturais, de valores ideológicos, éticos e estéticos. Nesse sentido, cumpre conhecer os efeitos do acúmulo de certo capital cultural, capital econômico e capital simbólico, apropriado ou mantido por estes segmentos sociais. Contudo, sabe-se que a incorporação disposicional de habitus dos grupos no que se refere aos valores e práticas de cultura se realiza de maneira processual e relacional. Ademais, sabe-se que as propriedades de cultura traduzem um estilo de vida, posicionamentos políticos-ideológicos bem como projetos de reprodução social. É necessário, pois, circunscrever os grupos a serem investigados, suas pertenças e heranças familiares, a fim de poder observar a formação e as estratégias de reprodução dos grupos dominantes, as dimensões de sua cultura em transformação/manutenção. Em síntese, busca-se a compreensão dos mecanismos de manutenção da dominação destes segmentos. Para desenvolver o argumento investigaremos as trajetórias, as prioridades eletivas e as práticas de cultura de segmentos que compõem as elites na cidade de São Paulo. De caráter exploratório, a investigação será realizada inicialmente com entrevistas e a aplicação de um questionário entre representantes dos a) setores do comércio/serviços, b) empresários industriais, c) empresários do mercado financeiro, d) empresários do setor agrícola, e) profissionais liberais (médicos, advogados, engenheiros), f) empresários do setor de comunicação, g) celebridades do mundo da TV e jornalistas, h) políticos (senadores, deputados, secretários de estado).

Palavras chaves - trajetórias, escolarização, práticas de cultura, socialização, habitus, elites, classes dominantes


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