sexta-feira, 25 de maio de 2018

Pesquisa de Adriana Bozzetto


UM LEVANTAMENTO DO CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO EM PERIÓDICOS DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO e EDUCAÇÃO MUSICAL DE 1990 A 2015


Adriana Bozzetto – pós-doutoranda em Educação
Supervisão: Maria da Graça Jacintho Setton

O presente trabalho compreende pesquisa de pós-doutorado em andamento, sob orientação da professora Dra. Maria da Graça Jacintho Setton (FEUSP), com o objetivo de realizar um levantamento sobre o uso do conceito de Socialização na perspectiva de um trabalho documental. Segundo Cellard (2008, p. 295), a análise documental “permite acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social”, além de favorecer “a observação do processo de maturação ou de evolução”. O estudo envolve consulta a periódicos classificados pela CAPES como Qualis A1, especificamente de 1990 a 2015, na área de Educação. Na área de Educação Musical, serão consultadas também teses e dissertações que tratam do referido conceito. A pesquisa justifica-se pelo interesse em conhecer e discutir o panorama de trabalhos que compreendem “socialização” dentro do campo da Sociologia da Educação, entendendo o mesmo enquanto processos educativos em múltiplos espaços presentes na contemporaneidade. Ressalto o protagonismo em nível internacional dos estudos franceses de Bernard Lahire, através do Groupe de Recherche sur la Socialisation (GRS)[1], em Lyon, França. No Brasil, os estudos de Maria da Graça Jacintho Setton e as pesquisas realizadas no Grupo de Práticas de Socialização (GPS), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especficamente na área de Música: Educação Musical, o Grupo Educação Musical e Cotidiano (EMCO), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolve a construção de temas na linha de pesquisa “transmissão e recepção musical: práticas educacionais e socioculturais”, dentre os quais alguns trabalhos dialogam com os estudos de Lahire, Bourdieu e Setton, abrindo discussões sobre múltiplos espaços de socialização musical, nomeadamente a família, as mídias, escolas e religião. Com base em experiência no âmbito da pesquisa qualitativa, especificamente no amplo campo da História Oral, o pós-doutorado foi empreendido a partir do interesse por um aprofundamento no campo conceitual das teorias da socialização e a possibilidade de resgatar e reconstruir significados e usos desse conceito em estudos publicados nos principais periódicos nacionais.




[1] Atualmente, o GRS fundiu-se com outros dois laboratórios de sociologia, em Lyon, para criar o Centro Max Weber (https://centre-max-weber.fr).

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