UM
LEVANTAMENTO DO CONCEITO DE SOCIALIZAÇÃO EM PERIÓDICOS DAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO e
EDUCAÇÃO MUSICAL DE 1990 A 2015
Adriana Bozzetto – pós-doutoranda em
Educação
Supervisão: Maria da Graça Jacintho Setton
O presente trabalho
compreende pesquisa de pós-doutorado em andamento, sob orientação da professora
Dra. Maria da Graça Jacintho Setton (FEUSP), com o objetivo de realizar um
levantamento sobre o uso do conceito de Socialização na perspectiva de um
trabalho documental. Segundo Cellard (2008, p. 295), a análise documental
“permite acrescentar a dimensão do tempo à compreensão do social”, além de
favorecer “a observação do processo de maturação ou de evolução”. O estudo
envolve consulta a periódicos classificados pela CAPES como Qualis A1,
especificamente de 1990 a 2015, na área de Educação. Na área de Educação
Musical, serão consultadas também teses e dissertações que tratam do referido
conceito. A pesquisa justifica-se pelo interesse em conhecer e discutir o
panorama de trabalhos que compreendem “socialização” dentro do campo da
Sociologia da Educação, entendendo o mesmo enquanto processos educativos em
múltiplos espaços presentes na contemporaneidade. Ressalto o protagonismo em
nível internacional dos estudos franceses de Bernard Lahire, através do Groupe de Recherche sur la Socialisation
(GRS)[1], em Lyon,
França. No Brasil, os estudos de Maria da Graça Jacintho Setton e as pesquisas
realizadas no Grupo de Práticas de Socialização (GPS), da Faculdade de Educação
da Universidade de São Paulo. Especficamente na área de Música: Educação
Musical, o Grupo Educação Musical e Cotidiano (EMCO), vinculado ao Programa de
Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
desenvolve a construção de temas na linha de pesquisa “transmissão e recepção
musical: práticas educacionais e socioculturais”, dentre os quais alguns
trabalhos dialogam com os estudos de Lahire, Bourdieu e Setton, abrindo
discussões sobre múltiplos espaços de socialização musical, nomeadamente a
família, as mídias, escolas e religião. Com base em experiência no âmbito da
pesquisa qualitativa, especificamente no amplo campo da História Oral, o
pós-doutorado foi empreendido a partir do interesse por um aprofundamento no
campo conceitual das teorias da socialização e a possibilidade de resgatar e
reconstruir significados e usos desse conceito em estudos publicados nos
principais periódicos nacionais.
[1] Atualmente,
o GRS fundiu-se com outros dois
laboratórios de sociologia, em Lyon, para criar o Centro Max Weber
(https://centre-max-weber.fr).
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