terça-feira, 30 de julho de 2013

Programa de Disciplina - Introdução aos Estudos da Educação

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

20 SEMESTRE  2013-    Disciplina   -  Introdução aos Estudos da Educação

 

RESPONSÁVEL - PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA J. SETTON

Monitora – Gabriela Valente – gabivalente2002@yahoo.com.br

Título da disciplinaO processo de socialização – aspectos de sua dimensão tradicional e moderna.

Objetivos da disciplina: A disciplina tem como objetivo apresentar um conjunto de conceitos que habilite os alunos a pensar sociologicamente o processo educativo. Primeiramente, faremos uma breve discussão sobre a especificidade da ciência sociologia, procurando mostrar sua importância na formação do educador. Logo em seguida, dando destaque as instituições de socialização tradicionais (família e religião) e moderna (escola e mídias), e considerando suas especificidades, discutiremos os alcances e limites de cada uma delas. Por fim, analisando a particularidade da socialização na atualidade, contextualizaremos este processo a partir de uma perspectiva dinâmica e processual. Ao refletir sobre as transformações sofridas pelo processo educativo no último século, temos ainda a intenção de introduzir o aluno aos novos desafios da educação na sociedade atual.

Cronograma de Aulas e Leituras
1)05 de agosto
Apresentações – distribuição do programa de curso

2)12 de agosto
MILLS, Wright. “A promessa”. pp.09-32. in A imaginação sociológica. Ed. Zahar. Rio de Janeiro. 1964.

Bibliografia Complementar
ELIAS, Norbert. Introdução à sociologia. Lisboa: Ed.70, 1999, pp.13-34. (Introdução)
MILLS, Charles Wright. A imaginação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1965, pp.211-243. (Apêndice – Do artesanato intelectual.)
NISBET, Robert. A sociologia como uma forma de arte. In Revista Plural, USP, São Paulo.
BERGER, Peter L. Perspectivas sociológicas: uma visão humanística. Petrópolis: Vozes, 1986.
BOURDIEU, Pierre. Uma ciência que perturba. Entrevista a Pierre Thuillier. In Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero,  1980, pp.16-20.

3)19 de agosto
GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991, pp.11 a 21/25 a 30/ 43 a 51/ 58 a 60.

4)26 de agosto

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991. (primeira avaliação)
5)02 de setembro

Não haverá aula – SEMANA DA PATRIA


6)09 de setembro
SETTON, Maria da Graça J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. In Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, vol. 28, n/1, jan/jun, 2002, pp.107-116.

7)16 de setembro
Projeção do Filme “Um violinista no telhado”.Norman Jewison
Bibliografia Complementar
SANCHIS, Pierre. Cultura Brasileira e religião...passado e atualidade. In Cadernos CERU. São Paulo, Serie 2, vol.19, n/2, dezembro, 2008, pp.71-92.
8)23 de setembro
SETTON, Maria da Graça J. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. In Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, vol. 28, n/1, jan/jun, 2002, pp.107-116

9)30 de setembro
Não haverá aula - ANPED

10)07 de outubro
Discussão sobre textos (Sanchis e Setton) e filme– (segunda avaliação)

11)14 de outubro
CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In Educação e Sociedade. (orgs. Foracchi, M & Pereira. L). Companhia Editora Nacional. 1978, pp.107-128.

12)21 de outubro
CANDIDO, Antônio. A estrutura da escola. In Educação e Sociedade. (orgs. Foracchi, M & Pereira. L). Companhia Editora Nacional. 1978, pp.107-128. (terceira avaliação)

13)28 de outubro
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber: conceitos e definições (capitulo 6). In Da relação com o saber – elementos para uma teoria, Porto Alegre, Ed. ArtMed. 2000.

14)04 de novembro
CHARLOT, Bernard. A relação com o saber: conceitos e definições (capitulo 6). In Da relação com o saber – elementos para uma teoria, Porto Alegre, Ed. ArtMed. 2000. (avaliação final)

15)11 de novembro
Prova substitutiva – para aqueles que deixaram de fazer uma das avaliações anteriores

16) 18 de novembro
Avaliação do curso
Notas

OBS- Leituras complementares serão indicadas ao longo do curso, na medida em que as discussões forem solicitando.

Avaliação

Participação em sala de aula, leitura dos textos, avaliação individual ou em grupo (3 a 4), e fichamentos optativos.

Roteiro de Leitura
Para garantir a compreensão dos textos indicados todos eles deverão passar por uma leitura cuidadosa. Assim, seria importante que o aluno seguisse estas sugestões.
1 – Leia todo o texto grifando as frases que considera importantes.
2 – Dê um nome a cada um dos parágrafos a fim de que eles expressem a idéia principal ali anunciada.
3 – Faça uma síntese contendo.
a)       os objetivos do texto
b)       o argumento do autor e
c)       a sua conclusão

OBS: No início as sínteses serão longas, mas com a prática elas irão ficar mais precisas.
 
A explicação sociológica exige, como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender a vida em sociedade como estando submetida a uma ordem, produzida pelo próprio concurso das condições, fatores e produtos da vida social” Florestan Fernandes

......A sociologia da educação é um capítulo, e não dos menores, da sociologia do conhecimento e também da sociologia do poder – sem falar da sociologia das filosofias do poder. Longe de ser este tipo de ciência aplicada, portanto inferior e adequada somente para os pedagogos, que se acostumaram a vê-la dessa forma, ela se situa na base de uma antropologia geral do poder e da legitimidade: ela conduz, com efeito, ao princípio dos “mecanismos” responsáveis pela reprodução das estruturas sociais e pela reprodução das estruturas mentais que, por lhe serem genética e estruturalmente vinculadas, favorecem o desconhecimento da verdade dessas estruturas objetivas e, por isso, o reconhecimento de sua legitimidade.

Estruturas sociais e estruturas mentais, Pierre Bourdieu. In Teoria e Educação, 3, 1991, pp113-119.








segunda-feira, 29 de julho de 2013

Sociólogo Danilo Martuccelli fala da sociologia do indivíduo e da estrutura social na América Latina na Feusp

O sociólogo peruano Danilo Martuccelli, da Universidade Paris Descartes, profere, no próximo dia 21 de agosto a partir das 14h, uma palestra na Faculdade de Educação da USP.

O evento tem como tema "Sociologia do indivíduo e estrutura social na America Latina", e Martuccelli falará sobre a sua produção sociológica acerca da região.

A vinda do sociólogo ao Brasil é uma iniciativa da linha de pesquisa Sociologia da Educação, do Programa de Pós-Graduação da FE-USP, sob a coordenação de Prof Dra Maria da Graça Jacintho Setton, e Marilia Sposito, com apoio institucional da FAPESP.

Algumas obras do sociólogo são: "Las sociologías del individuo" (Santiago de Chile, LOM Ediciones, 2012); "Cambio de rumbo – la sociedad a escala del individuo" (Santiago de Chile, Ed. LOM, 2007); e "¿Existen individuos en el Sur?" (Santiago de Chile, LOM Ediciones, 2010).

No próximo semestre letivo, a Prof Dra Maria da Graça Jacintho Setton oferecerá uma disciplina na pós-graduação sobre a obra de Martuccelli.

Serviço
"Sociologia do indivíduo e estrutura social na America Latina"
Danilo Martuccelli, 
Data: 21/08/2013
Horário: 14h
Local: Auditório da Faculdade de Educação da USP

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Programa de Disciplina (5018): Pensadores Clássicos e Contemporâneos nas Ciências Humanas: contribuições no campo da Educação - Leituras de Danilo Martuccelli

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

20 SEMESTRE  2013

Disciplina 5018: Pensadores Clássicos e Contemporâneos nas Ciências Humanas: contribuições no campo da Educação - Leituras de Danilo Martuccelli

RESPONSÁVEL – Profas. Maria da Graça J. Setton, Marilia Spósito com a participação de Danilo Martuccelli.


CRONOGRAMA AULAS E LEITURAS

Objetivos do curso: Há muito a linha de pesquisa Sociologia da Educação vem se ocupando da formação acadêmica de seus alunos. Considerando a relevância de teóricos na condução do trabalho acadêmico bem com as possíveis relações e articulações entre eles, a disciplina tem a intenção de desenvolver a imaginação sociológica de seus alunos com o intuito de aprimorar e ampliar suas capacidades intelectuais e interpretativas.
Os objetivos da disciplina, neste semestre, é instrumentalizar os alunos com um corpo teórico e conceitual relativo à obra de Danilo Martuccelli. Martuccelli é professor de sociologia da Universidade Paris-Descartes, Sciences Humaines et Sociales, Sorbonne. É membro também do grupo de pesquisa CERLIS - Centre de Recherche sur les liens sociaux, que pertence à mesma instituição. Localizando autor, obra, contexto de sua produção bem como o diálogo que estabelece com as investigações no campo da sociologia, pretende-se oferecer um escopo formativo aos alunos da área e demais interessados do Programa de Pós-Graduação da FE-USP.
Assim sendo, o curso tem como objetivo primeiramente fazer uma breve apresentação dos princípios epistemológicos e conceituais das sociologias do indivíduo; em seguida, fará uma exposição sobre a especificidade da contribuição à inflexão analítica de Danilo Martuccelli e, por fim, fará uma apresentação sobre os usos desta proposição na realidade latino-america e brasileira.

1)Dia 05 de agosto
Apresentação do curso
Como os indivíduos se tornam indivíduos? Entrevista com Danilo Martuccelli. Entrevistadoras SETTON, Maria da Graça J. & SPOSITO, Marília P. in Educação e Pesquisa, Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, vol. 39, n/ 01, jan/mar. 2013, pp.247-267.
E
MARTUCCELLI, Danilo & De SINGLY. Las sociologías del individuo [2009], Santiago, LOM Ediciones, 2012.



2)Dia 12 de agosto
MARTUCCELLI, Danilo. Cambio de rumbo – la sociedad a escala del individuo. Santiago, Ed. LOM, 2007.
Introducción, pp. 5-18
Capítulo I, Las tres vias del individuo sociológico, pp.19-35.
Capitulo V. Las pruebas del individuo en la globalizatión, pp.111-134.
Capítulo VIII. La sociologia ahora? hacia donde? pp.205-237.

Dias 19, 20, 21, 22, 23 de agosto
Aulas com Danilo Martuccelli

Dia 21 de agosto
Palestra
Título - Sociologia do individuo e estrutura social na América Latina.
Auditório Faculdade de Educação – USP, 14hs.

8)Dia 26 de agosto
MARTUCCELLI, Danilo. ¿Existen individuos en el Sur?, Santiago de Chile, LOM Ediciones, 2010. Capitulo 12, El genio latinoamericano o la especificidad del lazo social.
E
Capitulo 16, El jugador asimétrico.

9) 02 de setembro
MARTUCCELLI, Danilo. ¿Existen individuos en el Sur?, Santiago de Chile, LOM Ediciones, 2010. Capitulo 13, La tradición del poder indicativo.
E
Capitulo 17 – El actor metonímico

10)Dia 09 de setembro
MARTUCCELLI, Danilo. ¿Existen individuos en el Sur?, Santiago de Chile, LOM Ediciones, 2010. Capitulo 14, Ciclotimias económicas: secuencias y consecuencias.
E
Capitulo 18, El oportunista vulnerable.

11)Dia 16 de setembro
ARAUJO, Kathya y MARTUCCELLI, Danilo. La inconsistência posicional: un nuevo concepto sobre la estatatificación social. In Revista Cepal, n/103, abril 2011, p. 165-178
E
ARTEAGA, Catalina A. y MARTUCCELLI, Danilo. Neoliberalismo, corporativismo y experiências posicionales. Los casos del Chile y Francia. In Revista Mexicana de Sociologia, 74, numero 2, abril-junho, 2012, p. 275-302.

12) Dia 23 de setembro
ARAUJO Kathya, MARTUCCELLI, Danilo. Desafíos comunes. Retrato de la sociedad chilena y sus individuos, Santiago de Chile, LOM Ediciones, 2012, tomo 1, introducción (pp.11-26). (Aquí se presenta el problema y la metodología de la investigación).
E
Ibid., conclusión, pp.233-251 (Aquí se presentan las conclusiones teóricas de la investigación, que prolongan y refuerzan Existen individuos en el Sur?).


domingo, 7 de julho de 2013

Produção - Rodrigo Ratier

Produções de Rodrigo Ratier

SETTON, MARIA DA GRAÇA JACINTHO ; RATIER, RODRIGO PELEGRINI . A escola republicana francesa frente às exigências da lógica econômica: qual democracia? Entrevista com André D. Robert. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, v. 42, p. 539-556, 2016.
Acesse aqui

RATIER, Rodrigo Pelegrini.. Os jovens refletem sobre a mídia: notas de uma experiência escolar. Cadernos Camilliani, v. 14, p. 97-106, 2013.
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Capítulos de livros publicados
1.
RATIER, RODRIGO PELEGRINI. Matrizes socializadoras e disposições de habitus: considerações sobre os jornalistas brasileiros.. In: SETTON, MGJ. (Org.). Sociologia da Socialização -- Novos aportes teóricos. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2018, v. , p. 134-155.
Acesso público em breve

2.
RATIER, Rodrigo Pelegrini.. 14 Perguntas e Respostas Sobre o Escola Sem Partido. In: Ação Educativa Assessoria. (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido. 1ed.São Paulo: Ação Educativa, 2016, v. , p. 29-41.
Acesse aqui

3.
 RATIER, Rodrigo Pelegrini.. Entre o Mercado e o Estado de Bem-Estar Social: Opiniões de Jornalistas sobre Controvérsias em Educação. In: Benedita Portugal e Melo; Ana Matias Diogo; Manuela Ferreira; João Teixeira Lopes; Elias Evangelista Gomes (USP). (Org.). Entre crise e euforia: práticas e políticas educativas no Brasil e em Portugal. 1ed.Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2014, v. , p. 793-816.
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Pesquisa - Rodrigo Ratier

Tese de doutorado
Jornalismo e jornalistas de educação no Brasil: um olhar multifocal sobre história, estrutura, agentes e sentidos
Defesa em 04 de março de 2016

Resumo
Esta tese mapeia o espaço social do jornalismo de educação brasileiro. Trata-se de trabalho exploratório que se propõe a descrever um universo não estudado no país e pouco abordado no mundo. Lança luz sobre um de seus principais atores o jornalista de educação por meio de uma análise sociológica multifocal que compreende três escalas de observação (macro, meso e micro). Apoia-se no referencial teórico das teorias de socialização para responder às seguintes perguntas de pesquisa: como se caracterizam as lutas e jogos que se desenrolam no espaço do jornalismo de educação, quem é o jornalista de educação brasileiro e como este constrói sua identidade profissional. Parte-se da hipótese de que, para analisar a dinâmica do jornalismo de educação, é preciso compreender sua relação com outros espaços do universo jornalístico e do universo do poder, a estrutura das relações profissionais de seu espaço social, os sentidos em jogo ao longo da história e as trajetórias de socialização dos agentes. O trabalho de terreno resultou em informações quantitativas e qualitativas a partir de três instrumentos de coleta de dados: um survey, que contou com a participação de 92 dos 96 profissionais que compunham a população pesquisada, uma série de entrevistas semiestruturadas com 12 respondentes e uma socioanálise de uma redação jornalística. A análise aponta para um espaço social pouco autônomo, de instituições fracas e altamente sujeito a pressões externas. Como consequência, a organização do espaço não se dá em função do grau de especialização em educação. Identificam-se diferentes vetores de hierarquização, que apontam para uma multiplicidade de perfis identitários e para a marginalização dos profissionais mais especializados. Argumenta-se que essa configuração se deve a uma especificidade do contexto social brasileiro: um modelo societal que denominamos de modernidade intermitente, que fragiliza instituições e amplifica a necessidade de autofabricação dos sujeitos. Estes têm o desafio de enfrentar, com recursos próprios e individuais, as provas impostas ao longo de suas trajetórias.

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Resumo de pesquisa: Paula Bueno

O gosto cultural dos professores de música: um estudo sobre concepções e hieranquias musicais.
O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar o gosto cultural, e mais especificamente, o gosto musical do professor de música. Trata-se de uma investigação que procura compreender os valores bem como padrões de escolha de obras e bens culturais relativos e relacionados ao universo do docente da área na tentativa de subsidiar as discussões acerca dos processos de ensino e aprendizado da educação musical nas escolas. A intenção é trabalhar com docentes e alunos das licenciaturas de música a fim de observar variâncias e invariâncias em seus processos formativos e socializadores. Parte-se da hipótese que as múltiplas e singulares experiências de socialização vividas e em curso na vida destes sujeitos são caracterizadas por uma ampla gama de referências culturais o que favorece a construção de um sistema de disposições híbrido pouco afeito aos cânones tradicionalmente valorizados na área. Neste sentido, primeiramente, privilegiar-se-á a técnica do questionário e em seguida entrevistas em profundidade. Os sujeitos da pesquisa serão moradores da cidade de Curitiba e a técnica de questionário, estruturado com questões fechadas e abertas, será utilizada na perspectiva de atingir grande número de participantes. As entrevistas em profundidade serão realizadas a partir de um roteiro com questões semiestruturadas. Espera-se contribuir para a compreensão do alcance e dos limites da discussão sobre as disposições híbridas de habitus.