quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Danilo Martuccelli: Sociologia do indivíduo e estrutura social

Em encontro na Faculdade de Educação da USP, o sociólogo peruano Danilo Martuccelli, Professor de Sociologia da Universidade Paris-Descarte (Sorbonne, Paris)  falou sobre as especificidades do processo de individuação na América Latina.

Martuccelli afirma que, na América Latina, o que sustenta os indivíduos não são as instituições, mas os laços sociais e as habilidades pessoais. "Cada indivíduo é um super-ator relacional", diz.

Na região, os indivíduos - ao contrário do que acontece com os países do Norte - não são construídos nas instituições, mas sim nas práticas sociais e sustentados na vida social. "na América Latina, os indivíduos estão sempre resolvendo situações, que as instituições não dão conta de solucionar", afirma.

A professora Maria da Graça Setton, coordenadora do GPS, lembrou que a obra de Martuccelli (leia mais aqui) oferece à sociologia uma contribuição significativa ao promover uma inflexão de pensar o indivíduo em um campo dedicado ás estruturas e aos grupos sociais. "Além disso, promove um encaixe desta leitura na nossa realidade latinoamericana e faz uma sociologia histórica", lembrou Setton.

Após a palestra de Martuccelli, os alunos e professores que estavam na platéia tiveram a oportunidade de fazer algumas perguntas ao sociólogo.

Confira algumas imagens do encontro.




Nenhum comentário: