quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Objetivos do grupo de pesquisa

O Grupo de Pesquisa sobre Práticas de Socialização no Mundo Contemporâneo, sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, tem como objetivo refletir sobre a particularidade das práticas de socialização no mundo contemporâneo. Para isso seus/suas pesquisadores/as apoiam-se na idéia de que as instâncias tradicionais da educação – família, escola, religião e mídia – partilham uma responsabilidade pedagógica. Identificando uma nova estruturação no campo da socialização, busca-se uma perspectiva relacional de análise entre estas instâncias a fim de apreender a especificidade do processo de construção da identidade do indivíduo na atualidade. Partindo o conceito de configuração de Norbert Elias tem-se a hipótese que a cultura da modernidade imprime uma nova prática socializadora distinta das demais verificadas historicamente. Consideramos que o processo de socialização das formações atuais é um espaço plural de múltiplas referências identitárias. Ou seja, a modernidade caracteriza-se por oferecer um ambiente social em que o indivíduo encontra condições de forjar um sistema de referências que mescle as influências familiar, escolar, religiosa e midiática, entre outras, um sistema de esquemas coerentes, no entanto híbrido e fragmentado.
Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton

Resumo Tatiane

Os herdeiros do samba: a escola de samba como espaço de socialização e de transmissão de uma tradição familiar.

Dissertação de mestrado


Tatiane Povoa

Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton


Data de entrega (depósito) para a qualificação: 05/03/2009

Data de entrega (depósito) da dissertação: 05/01/2010


Resumo
Partindo da hipótese de que a escola de samba seja um importante espaço de sociabilidade - lugar de encontros e de interações entre seus componentes - considero importante estudar as estratégias de transmissão de seus costumes, crenças, práticas e valores para as novas gerações, perpetuando, assim, uma tradição. Porém, essa transmissão não ocorre de maneira pura ou espontânea, há resistências, tensões e conflitos. Os jovens componentes da escola de samba herdam a memória coletiva do grupo, mas a transforma em uma história comum.
Esta pesquisa de cunho qualitativo se dedica ao estudo dos processos de socialização das crianças da ala Vai-Vai do Amanhã (ala infantil da escola de samba paulistana Vai-Vai), com o intuito de conhecer as estratégias de transmissão de crenças, valores e costumes que os componentes mais antigos da escola de samba se utilizam para preparar as futuras gerações.

Resumo Rodrigo

Juventude, mídia e mediação escolar: a centralidade dos meios de comunicação na socialização de alunos do Ensino Médio em São Paulo

Dissertação de mestrado


Rodrigo Ratier

Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton

Exame de qualificação em 01/04/2008

Data de entrega (depósito) da dissertação: 02/02/2009


Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar o papel dos meios de comunicação social na socialização de jovens estudantes de uma escola pública de Ensino Médio na cidade de São Paulo.

A hipótese é que as mensagens veiculadas pela mídia (entendida aqui como o conjunto dos meios de comunicação social) desempenham função central na maneira como esses jovens se enxergam, se relacionam com o mundo e atuam nele. Nesse contexto, a mídia divide com outras instituições socializadoras (família, escola e religião) a primazia na formação de idéias, valores, modelos de conduta e comportamentos, contribuindo para a produção de habitus híbridos (Setton, 2008) na contemporaneidade.

Para examinar a hipótese aqui proposta, concebi e ministrei um programa de educação para a comunicação (“Comunicar Para Mudar o Mundo”, ligado à ONG Repórter Brasil) durante o 2º semestre de 2007, para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da E.E. Ministro Costa Manso. No decorrer do curso, foram produzidos os materiais quantitativos e qualitativos em que embasam os resultados apresentados – questionários de práticas culturais, questionários de competências em relação à comunicação, diários de classe e produções escritas dos alunos.

Também por meio do curso foi possível investigar a influência da escola como mediadora da relação entre os jovens e a mídia. A esse respeito, a hipótese é que iniciativas de educação para a comunicação contribuem para formar jovens mais conhecedores, maduros, críticos, ativos, sociais e criativos em relação aos meios de comunicação social (Martinez de Toda, 2002).

PALAVRAS-CHAVE: Educação para a comunicação, educomunicação, socialização, mídia, mídia e educação, habitus.

Resumo Fernando

ONGs entre o paradigma funcional e crítico na formação do cidadão: Um estudo de caso do processo de socialização de jovens em uma fundação parnaibana

Dissertação de mestrado


Fernando Manzieri Heder
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton


Data de entrega (depósito) da dissertação: 02/02/2009
Data prevista de término do mestrado: entre março e abril de 2009


Resumo

Este trabalho consiste na análise das possibilidades da proposta e da prática sócio-educativa de ONGs na contemporaneidade buscando verificar suas potencialidades e limites em relação à formação das disposições para ser, pensar e agir de jovens pobres enquanto cidadãos, com base em um estudo de caso: a Fundação EPROCAD, localizada no município de Santana de Parnaíba.

Na sociedade contemporânea, além da família, da escola, da religião e da mídia, este tipo de organização (as ONGs) vem ganhando importância como mais uma alternativa de socialização dos indivíduos pertencentes à classe social mais pobre da sociedade, devido ao seu crescimento numérico e às suas propostas educativas diferenciadas. Neste sentido buscar-se-á verificar se a organização estudada colabora para constituir nos jovens atendidos certas disposições de habitus que em sua dimensão política podem oscilar entre a contribuição com a violência simbólica sobre os jovens, subordinando-os à estrutura político-ideológica existente, e a formação de um caráter mais crítico-reflexivo sobre sua situação social. Isto permitiria tanto a formação do jovem como um cidadão “passivo”, sujeito à intervenção e sanção de uma ordem político-jurídica que lhe atribui deveres e direitos, mas que não são exercidos, nem questionados, como também para formá-lo como um cidadão “ativo”, que assume responsabilidades em relação à participação nas esferas públicas de poder, reivindicando direitos políticos, sociais, econômicos e culturais, constituindo-se, assim, como sujeito histórico; que se insere nas relações sociais transformando-as.

Para responder ao meu problema bem como verificar minhas hipóteses, procedi a uma pesquisa de campo na organização estudada onde 1) busquei constatar que tipo de disposições de habitus políticos a maioria dos jovens pesquisados possuía, classificando-os a partir das categorias “cidadão passivo” e/ou “cidadão ativo”, 2) analisei a ONG escolhida para este estudo de caso a partir de sua história, sua origem, sua missão, os valores que permeiam suas ações, seus objetivos, suas relações institucionais etc, procurando desvendar qual sua proposta em termos de socialização política dos jovens; que tipo de cidadão ela quer formar, 3) procurei examinar a prática educativa/ socializadora desta instituição a partir de suas características, do conteúdo/ temas abordados, das estratégias/ metodologias utilizadas, dos sujeitos envolvidos no processo e do tipo de relação estabelecida entre eles, procurando comparar esta prática com o discurso/ a proposta da organização, e, por fim, 4) comparei o tipo de disposições de habitus políticos dos jovens pesquisados com o tipo de cidadão que a instituição se propõe a formar, procurando entender a) as potencialidades e limites do poder de socialização política da ONG sobre os jovens e, finalmente, b) que tipo de cidadão ela contribui para formar efetivamente. Para tanto, utilizei, principalmente, quatro instrumentos de análise: documentos institucionais da Fundação EPROCAD, observação de campo, entrevistas semi-estruturadas com três tipos de agentes fundamentais para o que se quer verificar: os gestores/ coordenadores (responsáveis institucionais), os educadores e os jovens atendidos e, por fim, o desenvolvimento de uma atividade de dramatização com alguns jovens alunos da ONG.


Palavras-chave: socialização política, cidadania, organizações não-governamentais (ONGs), educação não-formal, jovens.

Resumo Elias

Na Igreja: um estudo sobre as praticas de socialização juvenil

Dissertação de mestrado


Elias Evagelista Gomes

Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton


Data de entrega (depósito) para a qualificação: 28/02/2009

Data de entrega (depósito) da dissertação: 28/02/2007


Resumo

A presente proposta de pesquisa gira em torno da temática juventude, religião, socialização e educação, visa identificar e analisar as práticas de socialização juvenil contemporâneas entre os evangélicos pentecostais em uma igreja na cidade de São Paulo. Para isso iremos investigar a combinação “ser jovem e ser evangélico” e as tensões decorrentes desta dupla condição, levantando as práticas socializadoras desenvolvidas pela instituição religiosa que os jovens aderem ou refutam e aquelas práticas elaboradas pelos próprios jovens. Neste sentido, pretendemos contribuir para problematizar uma determinada compreensão da juventude, entender suas vivências e os modos de resistir, inovar, criar, mudar e acrescentar novos elementos à vida social. Assim, poderemos entender as práticas de socialização em um ambiente evangélico, tendo em vista o fenômeno de crescimento e influência do pentecostalismo no Brasil.

Pesquisa Michelle Prazeres

A moderna socialização escolar: um estudo sobre a construção da crença nas tecnologias na educação
Tese de doutorado

Michelle Prazeres
Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton

Início: março de 2009
Defesa: 16 de setembro de 2013

Resumo
O estudo tem como objetivo promover uma reflexão sobre a construção da moderna socialização escolar, entendida como processo que envolve a valorização, a adoção e o uso das tecnologias na educação no Estado de São Paulo. Tal processo é analisado a partir da hipótese da formação de um consenso produzido pelos repertórios discursivos dos campos sociais do Poder Público, empresarial, da Mídia e da Academia.
Trabalha-se dois pressupostos centrais: (1) a de que existe uma sinergia entre estes campos na construção e divulgação do repertório relacionado à moderna socialização escolar; (2) a de que esta zona de convergência ou ambiência comum formada pelo compartilhamento de valores incide em um campo da educação “poroso”, que acolheria tais contribuições, aderindo à modernização de forma incontestável ou mesmo natural.
A teoria da socialização é o alicerce fundante da pesquisa, que também tem como aportes centrais a teoria dos campos e as noções relacionadas ao conceito de cibercultura, incluindo a perspectiva de modernidade.
Entende-se que a socialização é um processo total e que - em condição de modernidade -, os campos sociais interagem continuamente a partir da ação de seus agentes e instituições que promovem valores em circularidade.
Em paralelo, a modernidade é clivada pela cibercultura, utopia de época edificada em instrumentos materiais e um universo simbólico próprios, responsáveis por uma aura mitológica de encantamento criada em torno das tecnologias.
Como consequência prática deste jogo, as mídias e tecnologias, enquanto aparatos representativos desta cultura, carregariam para as escolas uma lógica; assim como os campos sociais, em sinergia, carregariam para o campo da educação as múltiplas dimensões do regime cibercultural. A capacidade de agendamento e prescrição de valores da cibercultura estaria em cada campo e em todos eles, em inter-relação, criando uma sensação de que o universo tecnológico é um entorno.
A partir deste arcabouço teórico, mapeiam-se os elementos discursivos dos campos do Poder Público, empresarial, da Mídia e da Academia a partir da análise de registros documentais publicados no site da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; nos Relatórios Corporativos da empresa Microsoft; nos jornais Folha de São Paulo e Estado de São Paulo; e em Revistas Acadêmicas das Áreas do Conhecimento Educação e Comunicação.
Pretende-se construir com esta pesquisa um mapa das representações sobre a moderna socialização escolar, que pode desvelar a plataforma estruturante deste esquema a partir do qual foi possível visualizar: (1) os repertórios e valores de cada campo relacionados ao processo de modernização educacional; e (2) a alquimia das dinâmicas entre agentes e instituições (e campos) anunciando a lógica de construção da crença na modernização da educação via tecnologias digitais.

Acesse aqui

Resumo Lisandra

Particularidades da infância na complexidade social – Um estudo sociológico acerca das configurações infantis.
Tese de Doutorado

Lisandra Ogg Gomes

Defendida em abril/2012


Orientadora: Profa. Dra. Maria da Graça Jacintho Setton


Resumo

A infância e a atuação das crianças na sociedade nem sempre foram objeto de interesse por parte dos pesquisadores dos campos da sociologia e da educação, mas os processos de socialização foram estudados com afinco. Esta tese não trata dos modos de socializar as crianças, mas da forma como elas socializam-se e interagem nos seus espaços sociais. O objetivo principal é compreender como, em um determinado grupo de crianças, suas ações estiveram articuladas às instâncias da mídia, da escola e da família com o intuito de explicitar, através da prática, a necessidade de um diálogo pertinente entre as teorias de socialização e as teorias da sociologia da infância. Assim sendo, esta pesquisa está fundamentada em quatro pilares: a estrutura institucional, a agência das crianças, a história da infância e das crianças e os sentidos produzidos por elas na atualidade. A estrutura das instituições – família, escola e mídia – representa um elemento central para a análise das ações infantis, pois as crianças nascem em um contexto histórico-cultural e precisam aprender a se orientar e a entender as regras e os valores construídos pela sociedade. As crianças, na interação com seus pares e demais indivíduos, atuam e manifestam-se; provocam, de algum modo, modificações na estrutura institucional. Assim, as interações ocorridas entre elas produzem outros sentidos e valores. É, portanto, a análise desses sentidos infantis que oferece a possibilidade de conhecer as conexões indissociáveis e intensas que existem entre as teorias dos processos de socialização e as teorias da sociologia da infância, visto que não há socialização sem participação e atuação, assim como não há regras e normas que não produzam ações.

Palavras-chave: Crianças. Infância. Socialização. Sociologia da infância.


terça-feira, 18 de novembro de 2008

Blog em construção

Blog do Grupo de Pesquisa "Práticas de Socialização Contemporâneas", da Faculdade de Educação da USP. Estamos em construção. Volte em alguns dias para conferir as novidades!

Os pesquisadores

Coordenadora

Maria da Graça Jacintho Setton
Professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: socialização, escola, mídia, religião e família.

Email gracaset@usp.br
Currículo Lattes
Artigos de sua autoria na base SciELO
Capa dos livros como autora ou organizadora

Pesquisadores integrantes (por ordem alfabética)

Elias Evagelista Gomes
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Currículo Lattes
Resumo da pesquisa

Fernando Manzieri Heder
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Currículo Lattes
Resumo da pesquisa

Lisandra Ogg Gomes
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Currículo Lattes
Resumo da pesquisa

Michelle Prazeres Cunha
Email
Currículo Lattes
Resumo da pesquisa
Capa dos livros como autora ou organizadora

Rodrigo Ratier
Editor da revista Nova Escola, coordenador da área de educação e comunicação da ONG Repórter Brasil e mestrando em sociologia da Educação pela FEUSP.

Email rratier@gmail.com
Currículo Lattes
Resumo da pesquisa
Blog "Comunicar para Mudar o Mundo"

Tatiane Povoa
Email
Currículo Lattes
Resumo da pesquisa